Usina solar é inaugurada em Chernobyl

A Ucrânia inaugurou uma usina solar em Chernobyl nesta sexta-feira (5). A construção ocorreu em frente à usina nuclear que há três décadas provocou pior desastre nuclear da história. A área, que é contaminada, continua inabitável. Segundo o site G1, 3.800 painéis produzem energia suficiente para dois mil apartamentos. A usina solar custou o equivalente a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Ucrânia inaugurou uma usina solar em Chernobyl nesta sexta-feira (5). A construção ocorreu em frente à usina nuclear que há três décadas provocou pior desastre nuclear da história. A área, que é contaminada, continua inabitável.

Segundo o site G1, 3.800 painéis produzem energia suficiente para dois mil apartamentos. A usina solar custou o equivalente a R$ 4,5 milhões, parceria da empresa ucraniana Rodina e da alemã Enerparc AG.

Acidente nuclear

Em 1986, trinta funcionários morreram dentro da usina quando um reator lançou nuvens de material nuclear. A radioatividade se espalhou e obrigou dezenas de milhares de pessoas a saírem de suas casas. Posteriormente, milhares morreram em decorrência de doenças relacionadas à radiação.

Usina solar é inaugurada em Chernobyl
Foto: Pixabay

Um arco de 36 mil toneladas foi erguido em 2016 sobre a usina nuclear, com o objetivo de bloquear a radiação. O gerente da usina de Chernobyl, Valery Seyda, disse que ver essa nova construção “dá muita alegria”.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos