Muçulmanos marcham contra Charlie Hebdo nas Filipinas

Os muçulmanos são uma população minoritária nas Filipinas, um país predominantemente católico

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os muçulmanos são uma população minoritária nas Filipinas, um país predominantemente católico

Mais de 1 mil pessoas protestaram, nesta quarta-feira, em uma das cidades que mais abriga muçulmanos nas Filipinas, contra a nova edição da revista francesa Charlie Hebdo que traz na capa uma charge do profeta Maomé triste, segurando um cartaz escrito “Eu sou Charlie”. A informação é da agência de notícias AFP.

Políticos locais, estudantes e mulheres com as cabeças cobertas lotaram a principal praça de Marawi, no sul das Filipinas. Alguns deles erguiam os punhos em forma de protesto enquanto outros queimavam um pôster da publicação.

“O que aconteceu na França, o atentado contra a Charlie Hebdo, é uma lição moral para o mundo de como respeitar qualquer religião, principalmente a islâmica”, disseram os organizadores do ato em um comunicado. “Liberdade de expressão não significa insultar o grande e nobre profeta de Alá (Deus no islamismo)”.

Um grupo autodenominado “Boses ng Masa”, ou “Voz das Massas” organizou a manifestação, que atraiu 1,5 mil pessoas, de acordo com a polícia. Agentes de segurança disseram à AFP que organizações não-governamentais e o proprietário da escola local eram algumas das pessoas que estavam por trás do protesto.

Os manifestantes exibiam flâmulas com as seguintes mensagens: “Você é Charlie”, em resposta à frase “Eu sou Charlie”, difundida após o ataque contra a revista, que deixou doze pessoas mortas.

Os muçulmanos são uma população minoritária nas Filipinas, um país predominantemente católico. O maior grupo rebelde muçulmano filipino assinou um acordo de paz com o governo em 2013, pondo fim a décadas de luta por um Estado independente. Contudo, outras facções islâmicas têm operado no sul do país, tendo algumas delas apoiado os grupo terrorista Al Qaeda e prometido lealdade ao Estado Islâmico.

 

Conteúdos relacionados

merenda alimentos