Empresa de saneamento realiza atividades pelo Dia Mundial da Água
O objetivo é conscientizar a população sobre o consumo da água
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O objetivo é conscientizar a população sobre o consumo da água
Neste domingo (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo da água e destacar a importância da preservação do meio ambiente a Águas Guariroba realizou durante a semana passada várias atividades em comemoração do dia da água.
Na quinta-feira (19) 300 mudas de espécies de árvores nativas do cerrado foram plantadas na Praça das Águas. Foram plantadas espécies de ipê-roxo, ipê-branco, carandá, aroeira, paineira rosa e imbirussu. O evento promovido pela Águas Guariroba em parceria com a Prefeitura marcou o início das comemorações pelo Dia Mundial da Água.
Na sexta-feira a concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da Capital deu início à edição de 2015 do Saúde Nota 10. A Escola Municipal Leire Pimentel Corrêa, no Bairro Colibri, foi a primeira das 24 unidades de ensino de Campo Grande que receberão neste ano o programa de educação ambiental.
O programa de educação ambiental Saúde Nota 10 é realizado desde 2006 pela Águas Guariroba com o objetivo de promover conscientização sobre a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente. “Só neste ano esperamos atingir um público de 15 mil estudantes com o programa. Os jovens e as crianças são os cidadãos do futuro, são capazes de promover mudanças de hábitos na família, transformar o meio onde vivem. Por isso investimos muito em educação ambiental” , destaca Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais da Águas Guariroba.
Durante o período de atuação em cada escola, a equipe do Saúde Nota 10 promove palestras, atividades e lança concurso de desenhos, frase e redação sobre o tema trabalhado. Além do teatro de bonecos, durante o evento de encerramento do programa os autores dos melhores trabalhos em cada categoria são premiados. Com apenas uma palavra, a aluna Drielly Gomes Guariero de Oliveira, de oito anos, exprime como se sentiu ao ganhar uma bicicleta pela melhor frase. “Feliz”. A aluna Vanessa Sanabria Rivarola, de 15 anos, autora da redação vencedora, afirma que agora sabe que pode fazer muito mais pelo meio ambiente. “Aprendi sobre a água, o esgoto e a importância de não deixar os córregos sujos”, conta.
Para a diretora Rossicler Souza Neves Magalhães, as ações do Saúde Nota 10 complementaram as ações desenvolvidas pela escola em comemoração do Dia Mundial da Água e contribuíram para o aprendizado dos estudantes. “Durante todo o mês de março trabalhamos este assunto. A ideia economizar, de tratar a água, de saber que é preciso ter uma caixa d’água limpa pra tomar uma água saudável é um tema que está no dia a dia da escola e das crianças. Tudo aquilo que foi aprendido forma a opinião e os alunos colocam em prática em forma de frase, de texto para participarem do concurso”, afirma. “Observamos que através do teatro as crianças aprendem mais. Tudo aquilo que foi falado eles viram ali naquela apresentação. O valor disso é bem significativo”, completa.
Durante o Saúde Nota 10, foi promovida ainda uma gincana entre as turmas para a coleta de óleo de cozinha usado: a Campanha De Olho no Óleo – que mostra os riscos de contaminação provocados pelo descarte inadequado do resíduo na rede de esgoto ou na natureza. A escola Leire Pimentel coletou mais de 500 litros de óleo que serão reaproveitados. A sala campeã em arrecadações será premiada com um passeio à Estação de Tratamento de Água Guariroba.
E para encerrar as atividades acontece neste domingo a 4ª edição da Corrida das Águas em Campo Grande. Mil pessoas se inscreveram para as provas de corrida de rua em quatro categorias: Feminino 5 km; Masculino 5 km; Feminino 10 km; e Masculino 10 km, além da caminhada de 5 km.
A Corrida das Águas é uma prova oficial pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e faz parte do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul. O percurso para 5 km passa pela Via Parque e Afonso Pena, em frente do Parque das Nações Indígenas. Já nos 10 km, os atletas seguem para o Parque dos Poderes. Os cinco primeiros a completarem a corrida em cada categoria receberão troféus. Todos os inscritos ganharão medalhas ao final do percurso.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.