Começam as inscrições para nova fase do programa Mais Médicos

Novos profissionais e municípios devem se inscrever até 29 de janeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Novos profissionais e municípios devem se inscrever até 29 de janeiro

O Ministério da Saúde irá ampliar o número de participantes no programa Mais Médicos. As inscrições para novos profissionais e municípios, que começam nesta sexta-feira (16), terminam no dia 29 de janeiro. O cadastro deve ser feito pela internet.

A meta do governo é aumentar o número de médicos em 1.076 municípios atendidos e levar programa para mais 424 munícipios. Caso isso ocorra, o número total de cidades atendidas irá subir para 4.209.

A prioridade é incluir municípios que tenham 20% da população em extrema pobreza, baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), como as áreas do semiárido e dos vales do Jequitinhonha e Ribeira, e regiões de alta vulnerabilidade em áreas metropolitanas e tribos indígenas. Para atrair novos médicos brasileiros para o programa o profissional poderá escolher quatro municípios onde deseja trabalhar. Se não for contemplado, o médico terá outras duas oportunidades para escolher as vagas remanescentes.

Segundo o governo, assim como na primeira fase do programa, a prioridade é atrair médicos que se formaram no Brasil. Se não forem totalmente preenchidas, as vagas serão oferecidas para os estrangeiros que receberão uma permissão de trabalho de no máximo três anos.

Entre os atuais participantes, estaão 1.846 brasileiros formados no país, 1.187 brasileiros formados no exterior e 11.429 cubanos. Ao todo, são 14.462 profissionais.

O ministro da Saúde Arthur Chioro garantiu que os cortes no orçamento anunciados pela nova equipe econômica não vão prejudicar o programa. “O nosso orçamento para a saúde tem um mínimo constitucional, uma previsão constitucional. E é dentro deste volume de recursos que nós estamos trabalhando.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos