Sesau promove atividades de conscientização sobre riscos do uso de tabaco para a saúde

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prepara para maio uma programação com o intuito de conscientizar e alertar a população sobre os riscos do tabaco para a saúde. Palestras sobre orientações e riscos do tabagismo, além de realização de exame que verifica a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prepara para maio uma programação com o intuito de conscientizar e alertar a população sobre os riscos do tabaco para a saúde.

Palestras sobre orientações e riscos do tabagismo, além de realização de exame que verifica a quantidade de toxinas no pulmão de quem fuma são exemplos da programação que deve chegar a 14 locais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e terminais de ônibus.

Conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo com doenças agravadas pelo tabagismo. Para a Emilia Maria Garcia Barbosa, gerente técnica do Programade Controle e Tratamento Tabagismo, o fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias além de causar impotência sexual.

Ainda de acordo com a gerente, muitos avanços foram conquistados no sentido de gerar o consumo consciente do tabaco, como, por exemplo, a tributação dos produtos e leis que preveem a proibição do acesso ao tabaco por pessoas menores de 18 anos.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos