Reordenamento na Rua Abrãao Júlio Rahe tem início

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) começou nesta terça-feira (22) os serviços de reordenamento viário em ruas da Vila Célia e do bairro São Francisco. Os serviços de sinalização vertical e horizontal estão sendo feitos na Rua Abrãao Júlio Rahe, no trecho entre as ruas Pedro Celestino e Bahia. Nesta quarta-feira, o trabalho […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) começou nesta terça-feira (22) os serviços de reordenamento viário em ruas da Vila Célia e do bairro São Francisco. Os serviços de sinalização vertical e horizontal estão sendo feitos na Rua Abrãao Júlio Rahe, no trecho entre as ruas Pedro Celestino e Bahia. Nesta quarta-feira, o trabalho prossegue da Rua Bahia até a Avenida Ceará, terminando o reordenamento da rua, num total de sete quadras. Agentes de trânsito estarão a cada esquina da via dando orientações aos motoristas, até quando se fizer necessário.

Quando os serviços terminarem, a Rua Abraão Júlio Rahe terá um sentido único – bairro/centro. Segundo o diretor de trânsito da Agetran, Sidinei Oshiro, os serviços são uma ampliação do que já existe na área central, já que o número de veículos da Capital aumentou bastante, de 472.922 em 2013 para 484.684 até junho deste ano, acréscimo de 2,48% na frota. “Outras ruas da região também se tornarão mão única, assim o trânsito fluirá melhor”, afirma Oshiro.

Projeto

O plano total de reformulação viária prevê a implantação do sistema binário que torna as principais vias em mão única, onde uma rua trabalha o tráfego no sentido centro e outra no sentido bairro, assim sucessivamente. O projeto total de reordenamento viário compreende o quadrilátero entre a Avenida Ceará, Amazonas, 13 de Maio e Mato Grosso.

Conforme o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, com o aumento da frota de veículos na área central da capital o trânsito ficou saturado, “O objetivo é desafogar o trânsito nessas vias de grande circulação de veículos e garantir a segurança dos pedestres e motoristas, evitando possíveis acidentes no local”, destacou.

No projeto estão inclusas as vias de grande circulação de veículos durante todo o dia, dentre elas estão: a Amazonas, a Pernambuco, rua das Garças e a Abraão Júlio Rahe e as transversais Espírito Santo e a Alagoas. As mudanças de sentido nas vias visam melhorar a fluidez no trânsito e a segurança dos pedestres, principalmente em horário de pico.

Entre as mudanças do projeto de reordenamento de trânsito estão a retirada das rotatórias existentes nos cruzamentos da rua Amazonas com a ruas Brasil, José Antonio, Padre João Crippa e Rui Barbosa. Ainda conforme o plano, uma nova sinalização viária horizontal e vertical será implantada no entorno regulamentando toda a área.

Quadrilátero que compreende o projeto:

Rua Amazonas: sentido único av. Ceará/Rua 13 de maio (bairro-centro)

Rua Pernambuco: sentido único da rua 13 de maio /Ceará (centro-bairro)

Rua Eduardo Santos Pereira: sentido único total av. Ceará/rua 13 de maio (bairro-centro)

Rua das Garças: sentido único rua 13 de maio /Ceará (centro-bairro)

Rua Abrão Júlio Rahe: sentido único da av.Ceará/ rua 13 de maio. (bairro-centro)

Transversais:

Rua Espírito Santo: sentido único av. Mato Grosso/Amazonas

Rua Alagoas: sentido único rua Amazonas/Mato Grosso.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos