De virada, Reinaldo Azambuja é eleito governador de Mato Grosso do Sul

Após perder o primeiro turno, candidato do PSDB venceu neste domingo (26) com 143.055 votos de vantagem em relação a Delcídio do Amaral (PT) e será o primeiro governador tucano de Mato Grosso do Sul.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após perder o primeiro turno, candidato do PSDB venceu neste domingo (26) com 143.055 votos de vantagem em relação a Delcídio do Amaral (PT) e será o primeiro governador tucano de Mato Grosso do Sul.

Aos 51 anos, Reinaldo Azambuja assumirá, a partir de 1º de janeiro de 2015, a chefia do governo de Mato Grosso do Sul. Ele foi eleito, neste domingo (26), com 55,34% dos votos – 741.516.

O candidato do PT alcançou 44,66% dos votos, escolhido por 598.461 eleitores. No primeiro turno, o petista venceu o tucano por diferença de 50,5 mil votos.

Deputado federal, Azambuja será o primeiro governador do Estado filiado ao PSDB. Romperá uma sequência de 20 anos de domínio do PT (oito anos com Zeca) e PMDB (oito anos com André Puccinelli e quatro com Wilson Barbosa Martins) no poder.

Até poucos dias antes do início da campanha, Azambuja era publicamente cotado para compor a chapa de Delcídio do Amaral como candidato ao Senado. A improvável aliança entre PSDB e PT no Estado foi vetada pelas direções nacionais dos dois partidos às vésperas do início da campanha.

Com isso, os tucanos lançaram voo solo, levando Azambuja ao segundo turno na disputa contra o até meses antes aliado petista. Focou sua campanha no discurso da “política do bem” e da “mudança de verdade”.

Azambuja é um milionário produtor rural. Sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, por exemplo, soma R$ 37,8 milhões.

Começou a carreira política em 1996, quando elegeu-se prefeito de Maracaju. Foi reeleito ao cargo, período em que também presidiu a Assomasul (Associação dos Municípios de MS) e, depois, em 2006, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo o candidato mais votado.

Chegou à Câmara dos Deputados em 2010. Dois anos depois, tentou a Prefeitura de Campo Grande, sendo derrotado por Alcides Bernal (PP).

Conteúdos relacionados

merenda alimentos