Brasileiro descobre novo morcego dourado na Bolívia

Uma nova espécie de morcego dourado foi descoberta na Bolívia pelo pesquisador brasileiro Ricardo Moratelli. O Myotis midastactus foi descrito na revista científica Mammalogy por Moratelli, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e Don Wilson, do Instituto Smithsoniano, de Washington. Anteriormente, o animal vinha sendo erroneamente identificado na América do Sul como um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma nova espécie de morcego dourado foi descoberta na Bolívia pelo pesquisador brasileiro Ricardo Moratelli. O Myotis midastactus foi descrito na revista científica Mammalogy por Moratelli, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e Don Wilson, do Instituto Smithsoniano, de Washington.

Anteriormente, o animal vinha sendo erroneamente identificado na América do Sul como um Myotis simus. No entanto, uma análise mais detalhada de espécimes de museu provou que se tratava de uma espécie diferente. Acredita-se que ela seja encontrada apenas na Bolívia.

A característica mais marcante deste morcego é a sua curta pelagem amarelo-dourada. Existem mais de 100 espécies de myotis – morcegos com orelhas semelhantes a ratos – no mundo.

Toque de Midas

A coloração viva, única entre as espécies de myotis das Américas, rendeu à espécie o nome midastactus, ou toque de Midas, em alusão à lenda do rei da Grécia Antiga que transformava em ouro tudo o que tocava.

O mamífero vive na savana amazônica da Bolívia e se alimenta de pequenos insetos, dormindo durante o dia em tocas no chão, em árvores ocas ou telhados de palha.

O professor Moratelli já tinha publicado um estudo em 2011 analisando as diferenças entre morcegos da Amazônia boliviana e dos países vizinhos.

Depois de passar meses tentando capturar, sem sucesso, espécimes vivos do Myotis midastactus, Moratelli realizou análises de 27 exemplares guardados em museus dos Estados Unidos e do Brasil, até confirmar a existência da nova espécie.

“Posso dizer com confiança que várias novas espécies de grupos zoológicos distintos estão engavetadas em museus ao redor do mundo, aguardando reconhecimento e uma descrição formal”, disse ele.

O novo estudo não esclarece a situação do Myotis midastactus no que diz respeito à sua conservação. No entanto, cientistas já disseram que a espécie Myotis simus da Bolívia está “quase ameaçada”.

A publicação cientítica sugere que o verdadeiro Myotis simus – também conhecido como myotis aveludado – não vive na Bolívia, mas nos países vizinhos Argentina, Brasil, Equador, Paraguai e Peru.

A Myotis midastactus foi a quinta espécie de morcego descoberta pelo professor Moratelli. Ele também foi responsável pela descrição do Myotis diminutus, um pequeno morcego que vive nos Andes equatorianos; do Myotis lavali no Nordeste; pelo Myotis izecksohni, que vive na Mata Atlântica; e pelo Myotis handleyi das montanhas do norte da Venezuela.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos