Senai e Prefeitura de Dourados assinam termo para certificar empresas

O Senai, o Sebrae e a Prefeitura de Dourados assinaram, na noite desta quarta-feira (23), durante a Expo-MS Industrial 2012, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), termo de cooperação para o setor metalmecânico do município, que permitirá a certificação das micro, pequenas e médias empresas para atenderem às usinas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Senai, o Sebrae e a Prefeitura de Dourados assinaram, na noite desta quarta-feira (23), durante a Expo-MS Industrial 2012, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), termo de cooperação para o setor metalmecânico do município, que permitirá a certificação das micro, pequenas e médias empresas para atenderem às usinas de açúcar e álcool e outras grandes industrias da região sul do Estado.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a iniciativa representa o nfrentamento do desafio de qualificação profissional do Estado. “Por meio do Senai e com o apoio do Sebrae conseguiremos qualificar essas empresas que vão dar um passo decisivo rumo ao crescimento dos seus respectivos faturamentos. Na prática, essa certificação representará a geração de mais oportunidades para as empresas da região e impulsionará o setor sulcroalcooleiro de Dourados e região”, disse.

Ele acrescenta que as empresas se tornarão aptas a prestarem serviços às indústrias, inclusive aquelas de controle internacional. Já o prefeito de Dourados, Murilo Zauith, completou que a certificação faz parte do projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, desenvolvido pela Prefeitura desde junho do ano passado para tornar o município um grande polo de prestação de serviços industriais, de manutenção e de fornecedores de Mato Grosso do Sul.

Murilo Zauith acrescenta que, pela parceria, as empresas que já participam do programa receberão consultoria para a adequação dos seus processos e adaptação a normas universais de qualidade e segurança. “Com isso poderão receber os sistemas de certificação NBR e ISO 9000. “A parceria desenvolve o Estado como um todo. Oportunizar essa qualificação é poder gerar mais renda, mais empregos e novas oportunidades”, pontuou.

Ele pontua a importância do setor na região de Dourados, responsável por boa parte da economia do município. “Eu só tenho a agradecer e parabenizar a Fiems, que por meio do Senai consegue mudar a vida de pessoas, empresas e municípios”, disse. Para contribuir na viabilização do projeto, o superintende do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, garante apoio efetivo ao projeto. “Ao todo, 27 empresas já aderiram ao projeto e aguardam o início da qualificação. O Sebrae sempre esteve à disposição da classe empresarial para apoiar e contribuir projetos como esse, que possam alavancar os negócios do micro e pequeno empresário”, frisou.

Para o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, há quatro anos o setor sulcroalcooleiro é quem mais cresce no Brasil. “A cada ano superamos as nossas expectativas. Não tenho dúvidas que o setor será mais um beneficiado pela qualificação do Senai. É uma necessidade que vamos conseguir suprir”, garantiu.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos