Nesta sexta-feira, dia 11, serão realizadas as eleições para a Direção e Conselho Fiscal do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados. Na disputa para o segundo maior sindicato da categoria em MS, duas chapas estão se lançaram ao pleito para Direção e o Conselho Fiscal do sindicato.

A redação do Midiamax em Dourados foi procurada pela “Chapa 1”, formada por João Vanderley Azevedo (presidente), Gleice Jane Barbosa (vice) e para o Conselho, Ataulfo Alves – Stein. A chapa se coloca como uma alternativa, principalmente para fazer o enfrentamento, quando necessário, com prefeitura de Dourados e Governo do Estado. “Defendemos a classe trabalhadora, independente do governo”, diz Gleice.

Segundo ela uma das principais ações será na parte de comunicação. Nesse sentido o nome indicado para compor a secretaria de comunicação é do professor e jornalista, Alaôr Filho. Para a chapa é preciso aumentar a participação na gestão. Para tanto, eles se propões a aumentar a política de filiação ao sindicato. “Existe uma grande quantidade de profissionais querendo se filiar. Tanto novos, quanto mais velhos que indicam refiliação ao sindicato”, diz Gleice.

A chapa afirma que uma das principais lutas do próximo período é contra o autoritarismo, do Governo do Estado. Puccinelli teria dito em mesa de negociação com a categoria que ‘enquanto fosse governador’ não iria acatar a decisão do STJ sobre a hora atividade dos professores.

“Um dos nossos desafios é organizar e mobilizar a categoria para os enfrentamentos no próximos período. Seja eles sobre a questão salarial, seja sobre as condições de trabalho”, afirma Gleice. Segundo eles um dos principais problemas enfrentado pela categoria se deve às condições de trabalho impostas de maneira autoritária pelo governo do Estado.

O grupo afirma que apesar de, em sua maioria serem jovens, a experiência em movimentos sociais e sindicais os habilita a gerir o sindicato e propor lutas para o próximo período.

A redação do Midiamax em Dourados tentou entrar em contato com a “Chapa 2” porém não obteve resposta.

Estão aptos a participarem das eleições os associados filiados há pelo menos três meses antes da realização do pleito, e que estiverem em dia com a Secretaria de Finanças do Simted. A escolha é válida para o triênio 2012/2015.