Pular para o conteúdo
Cotidiano

É preciso trocar de óculos todo ano? Entenda os cuidados necessários com a visão

Usuários dos aparelhos de visão devem manter rotina de consulta aos oftalmologistas
Gustavo Henn -
(Ilustrativa)

Mais de 82 milhões de pessoas no Brasil utilizam os óculos de grau ou algum outro aparelho para corrigir problemas na visão, segundo dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, a dúvida que fica é: de quanto em quanto tempo é necessário fazer a manutenção dos óculos? Será que todos seguem à risca o prazo “ideal”?

Não, não há um “prazo de validade” fixo para substituição de lentes, conforme diz ao Jornal Midiamax o oftalmologista Arthur Rezende. Contudo, é fundamental que as pessoas se atentem às possíveis mudanças e procurem um profissional com certa frequência.

“O recomendado é que quem usa óculos consulte um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Isso permite não só verificar se houve alteração no grau, mas também fazer um check-up completo da saúde ocular. Muitas doenças dos olhos não dão sintomas no início, então essas consultas são importantes para prevenção e diagnóstico precoce”, afirma o especialista.

Ele também explica que, mesmo que o grau possa permanecer estável durante anos, a visão muda com o tempo, especialmente para as crianças e os idosos, que precisam de maior cuidado. As recomendações, portanto, variam conforme as seguintes faixas etárias:

  • Crianças: devem passar por avaliação oftalmológica desde os primeiros anos de vida. O ideal é consultar o oftalmologista a cada seis meses caso já use óculos, porque a visão muda rapidamente nessa idade.
  • Adultos: normalmente, uma consulta anual é suficiente, mas quem tem doenças oculares ou sistêmicas, como diabetes, pode precisar de um acompanhamento mais próximo.
  • Idosos: também devem consultar pelo menos uma vez por ano, já que o risco de desenvolver doenças como catarata, glaucoma ou degeneração macular aumenta com a idade.

Arthur ressalta que, mesmo que o grau não mude, também é preciso fazer revisões regulares dos óculos, pois o uso constante pode riscar, desgastar ou danificar as lentes e armações, prejudicando a visão e o conforto.

Problemas mais comuns

Passar muito tempo sem ir ao oftalmologista pode trazer diversos malefícios à saúde dos acometidos com problemas de visão. Os mais comuns são dores de cabeça e cansaço visual — causados pelo esforço excessivo para enxergar —, além de visão borrada e até dificuldade de concentração.

Além desses, as consequências para as crianças podem ser ainda mais prejudiciais. Isso porque não corrigir adequadamente o grau pode atrapalhar o desenvolvimento da visão e o desempenho escolar dos menores.

Como ter acesso aos oftalmologistas em Campo Grande pelo SUS?

Em , o serviço de oftalmologia do SUS (Sistema Único de Saúde) é realizado pela (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), por meio do Sisreg (Sistema de Regulação). Segundo a secretaria, o tempo de espera aproximado para atendimento é de dois meses e meio.

Para as crianças de 0 a 14 anos, foi publicada uma resolução, no dia 25 de maio, que define critérios para oferecer os óculos de grau gratuitamente a elas. A medida será feita junto do Hospital São Julião, que dispensará, a partir de junho, lentes e armações que estavam no CEM (Centro de Especialidades Médicas) desde 2021.

“Recebemos há aproximadamente 10 dias todo esse material do CEM, e o trabalho que São Julião está fazendo agora é de separar o que realmente é possível utilizar ainda e o que não é. Finalizada essa separação, vamos dar o ‘ok’ para que a Sesau abra a agenda, via Sisreg, dos pacientes portadores de receita e que necessitam de óculos”, explica a superintendente de Gestão do Hospital São Julião, Jéssyka Mendes.

Serão aceitas somente as prescrições realizadas por oftalmologistas do SUS. Após o agendamento, as crianças irão até o hospital para fazer a montagem dos óculos e a dispensação do aparelho.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

***

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras reage, busca empate com o Inter Miami e encara Botafogo nas oitavas do Mundial

Perdia por 2 a 0 até os 35 do segundo tempo

Polícia

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Morreu em uma troca de tiro com policiais do Rocam

Brasil

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

pós nove meses de trabalho, foi elaborada uma minuta com sugestões

Política

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Candidatos e representantes que estão na disputa das eleições internas, municipal, estadual