Ministério da Saúde premia iniciativas de humanização do SUS
Entre os destaques está o trabalho das doulas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre os destaques está o trabalho das doulas
O Ministério da Saúde premiou nesta quarta-feira (21) nove experiências inovadoras no atendimento humanizado do SUS (Sistema Único de Saúde). Foram escolhidas iniciativas de unidades de Saúde de Manaus (AM), Borba (AM), Maringá (PR), Blumenau (SC), Salvador (BA), Brasília (DF), Betim (MG), Sete Lagoas (MG) e Goiânia (GO).
Entre os destaques, está o trabalho de doulas (mulher que dá suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto) integrado ao dos profissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora das Graças, na cidade de Sete Lagoas, que faz em média 400 partos por mês. A iniciativa treina mulheres leigas na área de saúde para o acompanhamento de outras mulheres no momento do parto.
Os projetos vencedores viram documentários para que as iniciativas possam ser multiplicadas em outras localidades. Produzidos pelo Ministério da Saúde, os vídeos serão divulgados nas redes sociais da pasta. Ao todo, 284 experiências foram inscritas. A seleção foi feita por uma equipe de 18 profissionais apoiadores da Rede Humaniza SUS e envolveu critérios como criatividade, o respeito ao tema do edital e o potencial para melhorar a qualidade no SUS.
“Estamos premiando boas práticas e inovações das instituições que estão no dia a dia, sendo entregues aos usuários do sistema. A humanização tem três pilares que devem atingir, não só o usuário, mas também o gestor e o colaborador. Quando há uma integração destes fatores temos uma entrega muito maior que chega mais forte a cada usuário do sistema”, disse o secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo.
A Política Nacional de Humanização, criada em 2003, promove a participação ativa, ampliando o diálogo dos gestores, dos profissionais da saúde e da população em diferentes processos. Na prática, segundo o Ministério, a política busca a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso, o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco, além da implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.