Com seu incrível talento e truques, o lendário Ronaldinho fez milhões de pessoas em todo o mundo se apaixonarem pelo futebol nos anos 2000. 

Com seu ofício no litoral europeu pelo Paris Saint-Germain, Barcelona e AC Milan, Ronaldinho fez 47 partidas na Champions League – marcando 18 gols e registrando 11 assistências, ao mesmo tempo em que ganhou o troféu durante seu tempo no Nou Camp. 

É uma pena que seu estilo de vida festeiro tenha significado que ele talvez não tenha atingido seu potencial máximo, mas ele ainda é, sem dúvida, um dos melhores produtos do Brasil. 

Assim, com a final da Champions League de 2022 entre Liverpool e Real Madrid, a ser realizada em Paris no dia 28 de maio – que os Reds são os favoritos para vencer se você estiver procurando fazer apostas online hoje – vamos dar uma olhada em cinco dos melhores momentos do Ronaldinho na competição. 

1 • Gol solitário vs AC Milan – 2004/05

A temporada 2004/05 foi a primeira vez que Ronaldinho jogou futebol da Champions League, e ele mostrou ao continente sua verdadeira habilidade com um ataque impressionante contra o Milan na fase de grupos.

Com a bola nos pés de Samuel Eto’o, Ronaldinho usou sua habilidade para passar por Alessandro Nesta e desviou seu chute para o Dida e para o canto superior da rede da entrada da área para seu segundo gol na Champions League. 

2 • Golaço contra o Chelsea – 2004/05

Mais tarde na mesma edição da Champions League, Ronaldinho produziu outro momento de magia – marcando o que foi indiscutivelmente o gol mais emblemático de sua carreira contra o Chelsea em Stamford Bridge nas oitavas-de-final. 

Os Blues haviam assumido uma vantagem de três a zero no início de Londres, mas Ronaldinho conseguiu voltar a marcar por 3 a 2 antes do intervalo. No entanto, foi seu segundo jogo da noite que foi mostrado repetidamente. 

Com a bola nos pés de Ronaldinho na beira da área, Ricardo Carvalho parecia ter seus ângulos cobertos. Mas o astro do Samba de alguma forma conseguiu enrolar o zagueiro do Chelsea com a parte de fora de sua bota e Petr Cech ficou indefeso quando voou para a rede. 

3 • Hat-trick vs Udinese – 2005/06

A campanha 2005/06 foi o melhor ano de Ronaldinho na Champions League, marcando sete gols e dando cinco assistências, pois o Barcelona conquistou seu primeiro título em 14 anos. 

Três desses gols foram contra a Udinese italiana no segundo jogo do Grupo C, quando Ronaldinho marcou seus primeiros (e únicos) três gols na Champions League.  

O primeiro gol da noite do brasileiro foi uma maravilhosa cobrança de falta no canto superior, antes que um gol de pênalti e uma cobrança de pênalti ajudasse o Barça a vencer por 4×1. 

4 • Gol solitário contra o Chelsea – 2005/06

Muitas vezes um espinho no time do Chelsea, Ronaldinho marcou contra o time da Premier League novamente nas oitavas-de-final em 2005/06. Mas desta vez ajudou o Barcelona a superar os Blues e chegar às quartas de final da competição – conforme consta no blog Betfair

Pegando a bola no meio-campo, Frank Lampard, Carvalho e John Terry conseguiram parar Ronaldinho enquanto ele cobrava para o gol, passando por cima do capitão do Chelsea e mandando-o para o chão enquanto ele atirava rasteiro contra o Cech. 

5 • Aterrorizando a defesa do Manchester United – 2009/10

Agora no famoso vermelho e preto do AC Milan, Ronaldinho estava claramente pronto para esta partida das oitavas de final da Champions League contra o Manchester United no icônico San Siro – na verdade, o clipe do brasileiro lambendo seus lábios antes do pontapé inicial ainda é mostrado hoje. 

O Milan pode ter perdido o jogo por 3×2, mas a defesa do United não conseguiu conter o brasileiro. Ele abriu o placar aos três minutos com um voleibol, que passou por Edwin van der Saar, antes de assistir Clarence Seedorf mais tarde na partida.