Demanda de empresas despachantes aumenta cerca de 20% desde o início da pandemia
A redução no atendimento de serviços oferecidos por cartórios e pelo Detran, durante a pandemia da Covid-19, fez com que a procura pelo serviço de despachantes aumentasse em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Sindicato dos Despachantes Documentalistas de MS (Sindesp MS), o aumento da demanda desde o início da pandemia, em 2020, foi […]
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A redução no atendimento de serviços oferecidos por cartórios e pelo Detran, durante a pandemia da Covid-19, fez com que a procura pelo serviço de despachantes aumentasse em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Sindicato dos Despachantes Documentalistas de MS (Sindesp MS), o aumento da demanda desde o início da pandemia, em 2020, foi de 20%, o que levou a categoria a se adequar às novas exigências do mercado.
“Apesar de ter sido um período difícil para todos, com muitas perdas e adequações no estilo de vida, tivemos essa valorização do nosso trabalho, com um aumento significativo nas demandas dos nossos serviços. Com o fechamento de cartórios, do Detran e até a redução do atendimento para o grande público, o profissional despachante desempenhou um papel fundamental nesse período, garantindo a continuidade de muitos processos, na emissão de documentos, ajudando a evitar filas e aglomerações em um momento em que precisávamos nos distanciar”, afirma o presidente do Sindesp MS, Márcio Barbosa de Carvalho.
A pandemia também mudou alguns processos e fez com que os profissionais despachantes se adequassem rapidamente às novas exigências. “Tivemos que nos adequar a várias mudanças do nosso trabalho, que deixou de ser manual e passou a ser informatizado, fazendo grande parte dos atendimentos de forma on-line e digitalizada. E tudo isso foi importante para a nossa categoria, pois conseguimos mostrar a importância do nosso trabalho, facilitando a vida das pessoas e empresas, agilizando os processos burocráticos. E hoje, mesmo com o atendimento normalizado dos demais órgãos, continuamos com essa procura constante”, explica Márcio de Carvalho.
Segundo dados do Detran-MS, o número de CNH’s (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas entre janeiro e junho de 2022, em comparação com o mesmo período de 2020, seja para renovação ou primeira habilitação, teve um aumento de 155%. No primeiro semestre de 2020 foram emitidas 23.894 CNH’s e em 2022, 61.096.
O diretor-presidente do Detran MS, Rudel Trindade, destaca a parceria entre a entidade e a categoria, para manter os bons resultados do setor. “Quando olhamos as estatísticas desse período da pandemia, é possível perceber que não tivemos redução dos serviços, mas sim um aumento, justamente por conta desse trabalho desempenhado pelos despachantes. Com isso também conseguimos manter nossa receita, que é fundamental para realizarmos nossos atendimentos. Ao longo desses últimos anos que estou à frente do Detran, as pautas de avanço e melhorias nos processos chegam até nos por meio dos despachantes, exemplificando a importância dessa parceria”, diz.
Comemoração – Nesta quarta-feira, 27 de julho, o Sindesp MS promoveu um café da manhã, com a presença dos filiados, parceiros e autoridades, para comemorar o Dia do Despachante Documentalista. Com 42 anos de história, o Sindicato conta hoje com 65 associados e representatividade em todo Estado.
O presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas, Sebastião José da Silva, destacou o papel de relevância que os despachantes de Mato Grosso do Sul ocupam no cenário nacional. “É muito importante celebrarmos nossas conquistas e o trabalho que a categoria desenvolve no Estado, pois somos pioneiros em muitos avanços, como uma agência do Detran em nosso sindicato, que emite maior número de documentos no Estado, também o primeiro a ter um Conselho Regional e o primeiro a iniciar a digitalização dos emplacamentos. Portanto, hoje somos referência para o País”, comemora.
O deputado estadual Gerson Claro, que já foi diretor do Detran MS, participou das comemorações e falou da importância da categoria. “Os despachantes são profissionais facilitadores. Hoje o tempo é muito escasso e poder contar com profissionais que exercem seu trabalho com competência e agilidade é muito importante. Como presidente do Detran tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho executado por eles, que é de extrema relevância”, afirma o deputado.
Notícias mais lidas agora
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
Últimas Notícias
CAC atira da cobertura de prédio e acaba preso com arsenal de armas em São Paulo
Na casa do CAC, os policiais encontram um fuzil, duas carabinas, granada e 350 munições de calibres variado
Governo do presidente sírio Bashar al-Assad é deposto por militantes opositores
Comunicado lido na TV estatal síria anunciou “a libertação da cidade de Damasco e a queda do tirano Bashar al-Assad”
Motociclista morre ao bater na traseira de caminhão estacionado, em Dourados
Lucas era servente de pedreiro e morava no bairro Parque do Lago.
Chuvas podem ajudar, mas seca severa de 2024 vai deixar impactos no Pantanal
Rio está subindo, mas não na mesma intensidade e quantidade de antes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.