Clínicas de recuperação de dependentes químicos viram alvo de investigação em MS

MPMS quer acompanhar o fluxo de pacientes nas instituições de recuperação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
mpms
Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Jornal Midiamax)

Clínicas de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras em Fátima do Sul viraram alvo de procedimento administrativo do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) nesta semana. A abertura dos processos consta em Diário Oficial.

O órgão quer acompanhar as internações psiquiátricas e também a alta de pacientes em três clínicas do município em 2025. Sendo assim, a Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos e Alcoolistas Oxford; Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos e Alcoolistas DAYTOP Brasil; e Centro de Tratamento para Dependência Química e Alcoolismo Hazelden BR estão na mira do MP.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Se identificadas evidências de irregularidades a partir do procedimento administrativo, o trâmite gera um inquérito civil, que por sua vez pode resultar em medidas judiciais. Entretanto, se a promotoria não encontrar indícios, o processo pode acabar arquivado.

Famílias acolhedoras

Além das clínicas, a 2ª Promotoria de Justiça do MPMS de Fátima do Sul também vai acompanhar as famílias acolhedoras. O procedimento administrativo foi aberto para formalizar a realização de visitas semestrais às famílias de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

O acompanhamento deve ser feito em Fátima do Sul, Vicentina e Jateí. Além disso, as visitas devem acontecer entre fevereiro e abril e depois entre setembro e novembro. Projeto das famílias acolhe menores de idade afastados temporariamente do seu convívio familiar e estão com medida protetiva decretada pelo Justiça.

O acolhimento familiar é uma alternativa positiva de proteção e acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.

Sendo assim, famílias se cadastram no projeto para acolher os menores de idade. A partir disso, a família interessada em receber a guarda provisória da criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade deve realizar uma capacitação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados