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Transparência

Mesmo com pista pronta, Dourados corre o risco de passar mais um Natal sem aeroporto

Liberação para pouso e decolagem esbarra em trâmites burocráticos e falta de construção de base do Corpo de Bombeiros
Marcos Morandi -
Pista passou por vistoria nesta sexta-feira (Fotos: Marcos Morandi, Midiamax)

Ao que tudo indica, os moradores da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul terão que continuar se deslocando até ou se precisarem viajar de avião. Uma vistoria feita nesta sexta-feira (26) nas obras do aeroporto de Dourados mostra que a pista está pronta, mas a sua liberação ainda depende dos trâmites burocráticos.

“A nossa parte aqui está pronta. Praticamente não temos mais nada a fazer. Só falta agora o As Built da empresa e depois a homologação para que possam ocorrer pousos e decolagens”, disse o coronel do Exército Brasileiro Bartolomeu Herbert Bezerra de Melo, em referência ao termo inglês que significa ‘como construído’ ou ‘como ficou’ que deve ser dado até o início de maio.

Questionado pela imprensa e também em conversa com uma comissão formada pelo vice-governador José Barbosa (PSD), o Barbosinha, pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), pela diretora do aeroporto de Dourados Gisele Marques e também pelo ex-presidente da Aced (Associação Comercial de Dourados), Nilson Aparecido dos Santos, reafirmou que o aeroporto está pronto para receber grandes aeronaves.

Entretanto, além da outorga da pista, pela Anac (Agência Nacional de Aviação), para pousos e decolagens, que demora no mínimo 120 dias para avaliação de cada documentação inserida no sistema, a liberação do aeroporto ainda vai depender de algumas obras estruturais.

“Estamos fazendo um esforço para que essa obra seja definitivamente entregue à população. Por isso fui até o ministro dos Portos e Aeroportos e também pedi essa vistoria para que a gente possa realmente saber como está o seu andamento e dar uma resposta concreta para a população”, explicou Geraldo Resende.

‘Sem base do Corpo de Bombeiros’

“Logo nós teremos a autorização do Ministério dos Portos e Aeroportos para a construção do novo terminal de passageiros. Entretanto, o que nos preocupa é que embora o aeroporto possa receber pousos e decolagens mesmo sem o terminal, vejo que isso seria inviável no momento, uma vez que não existe aqui uma base de operação do Corpo de Bombeiros”, pondera o vice-governador Barbosinha.

Pelos cálculos de Barbosinha, o aeroporto de Dourados já está fechado há quatro anos. “Só nessa gestão foram três anos e quatro meses nos quais não tivemos nenhum pouso e decolagem e isso preocupa muito o Governo do Estado e representa uma vergonha para uma cidade do potencial econômico de Dourados”, ressalta Barbosinha.

Ele disse esperar que o município solicite o apoio do Governo do estado. “Essas questões técnicas realmente me angustiam muito e eu penso que em junho, como foi previsto, não teremos como ter o aeroporto funcionando”, explica o vice-governador, reafirmando que embora a administração do aeroporto seja do município, é necessário somar esforços.

“Sem bombeiro não existe funcionamento do aeroporto. Essa luta pela reabertura do aeroporto de Dourados, portanto, ainda vai até o fim desse ano de 2024 e vamos ter que rezar para que não tenhamos o Natal e Ano Novo de 2025 sem pouso e decolagem”, pontua Barbosinha à reportagem do Jornal Midiamax.

No entendimento da diretora do aeroporto, Gisele Marques, além do As Built, da empresa contratada pelo Exército “outro documento que a gente também precisa é receber o Plano de Zoneamento Básico de proteção aprovado e que cabe ao exército fazer isso”. Ainda segundo Gisele, quem aprova é o comando da aeronáutica.

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