Pular para o conteúdo
Transparência

Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente

Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Dândara Genelhú -
santa casa denúncia caso
Paciente tinha formigas pelo corpo. (Reprodução)

As medidas adotadas pelo Hospital Santa Casa após denúncia de formigas em paciente idoso com traqueostomia serão apuradas em . O procedimento foi instaurado nesta terça-feira (10).

Conforme publicação do Diário Oficial, o MPMS (Ministério Público de ) irá apurar “as providências que serão adotadas pelo Hospital Santa Casa para regularização das inconformidades constatadas nos Pareceres Técnicos n. 108/2024 e 255/2024 da Vigilância Sanitária Estadual”.

O inquérito foi aberto após notícia de fato instaurada a partir de denúncia dos familiares do idoso. O paciente de 70 anos, internado na ala paliativa da Santa Casa de , sofreu com a falta de higienização.

A família denunciou o caso ao próprio hospital e enviou vídeo que mostra formigas no tubo de traqueostomia. Na época, a Santa Casa afirmou ao Jornal Midiamax que iria treinar equipe para evitar a situação.

Medidas adotadas

Contudo, após cinco meses da denúncia e falecimento do idoso, o MPMS cobra providências do hospital. Então, solicitou que a instituição de saúde informe quais providências serão adotadas para a regularização da questão sanitária.

Destacou que a Santa Casa deverá informar como irá sanar as inconformidades constatadas nos Pareceres Técnicos da Vigilância Sanitária Estadual, “especialmente sobre as áreas degradadas, com materiais e equipamentos oxidando, comprometendo a conservação, segurança e limpeza”.

Além disso, pediu ao hospital que comprove a limpeza realizada na “Ala C Vascular” e “Ala de Paliativo” e treinamentos oferecidos para a equipe. Por fim, solicitou ainda que as secretarias de Saúde do Município informe medidas adotadas pela para regularização das atividades sanitárias do Hospital.

O Jornal Midiamax acionou a Santa Casa para informações sobre o inquérito. Não houve retorno das partes até a publicação desta matéria.

A reportagem foi construída com base em fonte zero — publicação em diário oficial. Assim, está passível de alteração para acréscimo de posicionamento da parte.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou “que somente ontem recebeu o ofício pela CGJ – Coordenadoria Jurídica da secretaria. O documento foi encaminhado para análise das áreas técnicas e está dentro do prazo de resposta solicitado pelo judiciário”, disse em nota ao Midiamax.

Relembre o caso

A situação foi flagrada pelo esposa do paciente durante visita realizada em 25 de junho. Ao Jornal Midiamax, a filha do idoso, Mariana Souza, contou que a mãe foi destratada pela enfermeira.

“Ela foi limpar ele, foi ver a situação dele, e aí ela encontrou essas ‘formigas-fantasmas’ andando pelo corpo dele, na tráqueo, conforme nos vídeos. A enfermeira foi ríspida e mandou ela calar a boca. Minha mãe me ligou e eu fui até lá. Depois de muita insistência e eu fazer um escândalo, resolveram a situação”, relatou.

Após a publicação, a enfermeira entrou em contato com a reportagem e negou que tenha mandado a filha do paciente calar a boca. “Isso jamais aconteceu. Quando eu tentei explicar as condutas tomadas diante das formigas, ela simplesmente apontou os dedos na minha direção e quase me agrediu”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias