Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As medidas adotadas pelo Hospital Santa Casa após denúncia de formigas em paciente idoso com traqueostomia serão apuradas em inquérito civil. O procedimento foi instaurado nesta terça-feira (10).
Conforme publicação do Diário Oficial, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) irá apurar “as providências que serão adotadas pelo Hospital Santa Casa para regularização das inconformidades constatadas nos Pareceres Técnicos n. 108/2024 e 255/2024 da Vigilância Sanitária Estadual”.
O inquérito foi aberto após notícia de fato instaurada a partir de denúncia dos familiares do idoso. O paciente de 70 anos, internado na ala paliativa da Santa Casa de Campo Grande, sofreu com a falta de higienização.
A família denunciou o caso ao próprio hospital e enviou vídeo que mostra formigas no tubo de traqueostomia. Na época, a Santa Casa afirmou ao Jornal Midiamax que iria treinar equipe para evitar a situação.
Medidas adotadas
Contudo, após cinco meses da denúncia e falecimento do idoso, o MPMS cobra providências do hospital. Então, solicitou que a instituição de saúde informe quais providências serão adotadas para a regularização da questão sanitária.
Destacou que a Santa Casa deverá informar como irá sanar as inconformidades constatadas nos Pareceres Técnicos da Vigilância Sanitária Estadual, “especialmente sobre as áreas degradadas, com materiais e equipamentos oxidando, comprometendo a conservação, segurança e limpeza”.
Além disso, pediu ao hospital que comprove a limpeza realizada na “Ala C Vascular” e “Ala de Paliativo” e treinamentos oferecidos para a equipe. Por fim, solicitou ainda que as secretarias de Saúde do Município informe medidas adotadas pela Sesau para regularização das atividades sanitárias do Hospital.
O Jornal Midiamax acionou a Santa Casa para informações sobre o inquérito. Não houve retorno das partes até a publicação desta matéria.
A reportagem foi construída com base em fonte zero — publicação em diário oficial. Assim, está passível de alteração para acréscimo de posicionamento da parte.
Já a Secretaria Municipal de Saúde informou “que somente ontem recebeu o ofício pela CGJ – Coordenadoria Jurídica da secretaria. O documento foi encaminhado para análise das áreas técnicas e está dentro do prazo de resposta solicitado pelo judiciário”, disse em nota ao Midiamax.
Relembre o caso
A situação foi flagrada pelo esposa do paciente durante visita realizada em 25 de junho. Ao Jornal Midiamax, a filha do idoso, Mariana Souza, contou que a mãe foi destratada pela enfermeira.
“Ela foi limpar ele, foi ver a situação dele, e aí ela encontrou essas ‘formigas-fantasmas’ andando pelo corpo dele, na tráqueo, conforme nos vídeos. A enfermeira foi ríspida e mandou ela calar a boca. Minha mãe me ligou e eu fui até lá. Depois de muita insistência e eu fazer um escândalo, resolveram a situação”, relatou.
Após a publicação, a enfermeira entrou em contato com a reportagem e negou que tenha mandado a filha do paciente calar a boca. “Isso jamais aconteceu. Quando eu tentei explicar as condutas tomadas diante das formigas, ela simplesmente apontou os dedos na minha direção e quase me agrediu”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.