Nesta quarta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a abertura de inquérito para apurar a regularidade dos serviços prestados na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Noroeste, em Campo Grande.

Conforme informações do inquérito, é apontado que em vistoria na unidade foi constatado grande desabastecimento de medicamentos e insumos. Também foi identificada a falta de dois técnicos de enfermagem.

Ainda na vistoria foram registrados 5 outros problemas, como infiltração, falta de réguas e otoscópios. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) foi oficiada para apresentar os esclarecimentos necessários em um prazo de 20 dias.

O inquérito é assinado pela promotora Daniela Cristina Guiotti, em 22 de março. A Sesau encaminhou nota, esclarecendo:

“O quadro da unidade está completo, não havendo, neste momento, nenhuma vacância. Para manter o abastecimento de insumos, o município possui processos de compras abertos rotineiramente, reiniciando-os sempre que o anterior finalizar. Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a entrega de pelo menos 54 medicamentos e insumos, além de diversos outros que estão aguardando publicação em edital da data do pregão, que também deve acontecer neste mês. É importante ressaltar que, como mencionado, a compra de medicamentos para abastecer a Rede Municipal de Saúde é feita de forma programada e perene, independente da manifestação dos órgãos de controle, e que alguns fatores podem influenciar na regularidade do fornecimento, como a falta de matéria prima no mercado, bem como o atraso na entrega por parte dos fornecedores e entraves de ordem burocrática nos processos licitatórios”.

*Matéria editada às 10h26 para acréscimo de posicionamento