Em meio à falta de medicamentos no estoque da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta quinta-feira (14), o aviso de continuidade do pregão eletrônico que visa à aquisição de remédios. 

A publicação especifica que será realizado o registro de preços para a aquisição de remédios, a fim de atender às demandas da Remus (Rede Municipal de Saúde). 

O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação que ocorre em tempo real por meio da internet e começará às 9h desta sexta-feira (15), no horário de Campo Grande. 

Segundo a Sesau, os processos de comprar são abertos rotineiramente, a fim de manter o abastecimento de insumos. Em nota, foi informado que, até a data de hoje, a secretaria aguarda a entrega de pelo menos 54 medicamentos e insumos, além de outros itens que estão aguardando publicação em edital com a data do pregão, que também deve acontecer neste mês.

“É importante ressaltar que, como mencionado, a compra de medicamentos para abastecer a Rede Municipal de Saúde é feita de forma programada e perene, independente da manifestação dos órgãos de controle, e que alguns fatores podem influenciar na regularidade do fornecimento, como a falta de matéria prima no mercado, bem como o atraso na entrega por parte dos fornecedores e entraves de ordem burocrática nos processos licitatórios”, escreveu a Sesau em nota.

Falta de 107 medicamentos 

No dia 22 de fevereiro deste ano, representantes da Sesau se reuniram com as Promotoras de Justiça Daniela Cristina Guiotti, designada para atuar perante a 76ª Promotoria de Justiça, e Daniella Costa da Silva, titular da 32ª Promotoria de Justiça, para falar sobre o problema da falta de medicamentos. 

Na ocasião, o Superintendente de Economia em Saúde Pública de Campo Grande, Danilo Souza Vasconcelos, informou que os medicamentos foram categorizados por ordem de prioridade, sendo que, dos 266 medicamentos da rede, 107 estavam com estoque zerado. 

À época, a gestão municipal informou que estava adotando todas as medidas necessárias para que ocorresse a reposição dos estoques com celeridade.

Após as tratativas, ficou deliberado que a Sesau deveria encaminhar, no prazo de 15 dias, relatório com a situação dos estoques dos 266 medicamentos às Promotorias de Justiça da Saúde de Campo Grande.

*Matéria atualizada às 11h57, na mesma data de publicação, para acréscimo de informação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.