Após cinco dias de manifestação, com acampamento em frente à prefeitura de , o grupo de servidores da GCM (Guarda Civil Metropolitana) conseguiu que fosse publicada a convocação de aprovados no último concurso, uma das principais reivindicações da categoria. 

Os servidores estão com acampamento montado desde a última sexta-feira (11), ato que ganhou mais força nesta segunda-feira (13), com a adesão de outras categorias, que também fazem reivindicações. 

A convocação de 57 candidatos aprovados foi publicada ontem (13), na edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). 

Instalados no canteiro da Avenida Afonso Pena, os servidores municipais ainda permanecem no local e pressionam o Executivo por melhores condições de trabalho e salário. 

Outras reivindicações 

Outra questão que a categoria busca respostas é a do chamamento de outros 120 nomes aprovados que aguardam para realizar o curso de formação.

Hudson Bonfim, presidente do sindicato dos guardas municipais, afirmou durante a manifestação, que a categoria está insatisfeita com a gestão atual e que a principal questão para os profissionais é o não pagamento do adicional de periculosidade, um benefício pago aos trabalhadores expostos a riscos iminentes.

“O primeiro pagamento deveria acontecer em 2020, mas só aconteceu em 2021, com um ano de atraso. E o pagamento só aconteceu porque também fizemos manifestação”, explicou. 

Conforme ele disse, o segundo pagamento aconteceu em 2022 e a programação definia que o terceiro pagamento deveria ter sido realizado no dia 30 de janeiro deste ano. “Esse enquadramento impacta em 20% no nosso salário”, disse Hudson.

Atualmente, o quadro de efetivos na Guarda Municipal de Campo Grande é de 1270 profissionais. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.