STF declara inconstitucional os critérios para promoção na Defensoria Pública de MS
Decisão do Supremo sobre promoção por antiguidade foi publicada no Diário Oficial da União
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional os critérios para desempate na promoção de membros da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi proposta pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em novembro de 2022.
A decisão consta no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (20). Contudo, o julgamento foi iniciado em 11 de agosto e finalizado em 22 de agosto deste ano.
Na ação, o procurador-geral questionou a constitucionalidade dos critérios de desempate para promoção por antiguidade dentro do órgão público no Estado. Isso porque no Artigo 90, § 2º, incisos II e II, da Lei Complementar nº 111/05, o critério de desempate é o maior tempo de serviço público “no estado” e “em geral”.
Relator da ação, o ministro Dias Toffoli destacou que “a União estipulou regras a serem observadas por todas as defensorias públicas estaduais, como forma de padronizar a organização da instituição em âmbito nacional”.
Então, afirmou que há discordância entre a legislação atual e as normas padrões para todas as defensorias. “Não tenho dúvidas de que o ente federativo desbordou dos limites dados pela norma geral, por prever disciplina que nela não encontra amparo, o que evidencia o vício formal da norma”.
Por fim, lembrou que a mesma legislação era encontrada no Rio Grande do Sul e foi considerada inconstitucional em ADI anterior. O relator foi favorável ao pedido do procurador-geral e por unanimidade, os ministros do Supremo decidiram pela inconstitucionalidade dos critérios de desempate.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.