Pular para o conteúdo
Transparência

HRMS é investigado por falta de enfermeiros na pediatria oncológica

Denúncia aponta falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem no setor do Hospital Regional
Dândara Genelhú -
pediatria hrms
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Schramm / Governo do MS)

A denúncia de falta de profissionais de no setor de pediatria oncológica do HRMS ( de Mato Grosso do Sul) se tornou alvo de investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O inquérito civil foi aberto e publicado no Diário Oficial do órgão.

Assim, a investigação foi aberta após denúncia que originou a denúncia de fato. O denunciante apontou irregularidades no atendimento prestado no setor de oncologia pediátrica do Hospital Regional de MS.

Além disso, a denúncia informou que o quadro insuficiente de e técnicos de enfermagem tem contribuído para falhas na assistência prestada às crianças e sobrecarga dos demais profissionais.

Após ofício do MPMS, o HRMS disse que desde outubro de 2022 os enfermeiros informaram dificuldade na organização das escalas. “Alguns contratos estão vencendo ao longo dos meses e o serviço público não possui a mesma facilidade de recomposição de escalas como nos setores privados”, apontou o Hospital.

A diretoria do HRMS também afirmou que “as dificuldades são oriundas de atestados prolongados, dificuldades de cobertura, recomposição do enfermeiro noturno, além de férias e licenças”.

Inspeção no HRMS

Equipe do MPMS realizou inspeção no Hospital Regional e constatou que além de desfalques nas escalas, a equipe não possui reservas. “O setor de pediatria oncológica do Hospital Regional não conta com “reserva técnica”, utilizada justamente para compensar situações como férias, atestados, licenças e demais ocorrências que geram desfalque”, destacou o assessor técnico-pericial do Ministério.

Conforme o MPMS, a diretoria do Hospital rebateu, informando que há dimensionamento pessoal ao invés da ‘reserva técnica’. Durante a visita, o Ministério constatou que o CETOHI (Centro de Tratamento de Oncologia Infantil) apresentava desfalque de dois enfermeiros no período matutino e vespertino.

Além da necessidade de dois técnicos de enfermagem de seis horas de trabalho. Por fim, o relatório de inspeção ressaltou que o setor “necessita possuir a equipe completa, já que são realizados procedimentos mais complexos, como administração da quimioterapia, que necessita da participação direta do enfermeiro”.

Investigação

Portanto, a notícia de fato foi convertida para inquérito civil, que apura a falta de profissionais de enfermagem do setor de pediatria oncológica do HRMS e o prejuízo assistencial aos pacientes do setor.

Com a instauração, o HRMS terá 20 dias para apresentar esclarecimentos sobre os fatos. A promotora Daniela Cristina Guiotti, da 76ª Promotoria de Justiça, assina a abertura de inquérito.

O Jornal Midiamax acionou o HRMS por meio de e-mail sobre o inquérito. O Hospital afirma que não foi notificado oficialmente sobre a abertura da investigação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oficina gratuita de estamparia conecta moda e identidade indígena em Campo Grande

‘Esperamos um julgamento imparcial’, diz Nelsinho Trad sobre processo contra Bolsonaro

Arábia Saudita bate recorde de execuções, diz Anistia Internacional

Argentina: Justiça suspende audiência de extradição de brasileiros condenados pelo 8 de janeiro

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

O que saber antes de usar o site aa888.uk.com para apostas online

Últimas Notícias

Sem Categoria

Marcelo Rubens Paiva sofre acidente e fratura a perna em voo para Portugal

Escritor viajava para Portugal para participar de feiras do livro

Mundo

Dólar sobe 0,98% e atinge R$ 5,47 com novas tarifas de Trump

Real vai contra alta de dólar e apresenta queda

Brasil

Bolsonaro diz que recebeu ‘com muita alegria’’ nota de Donald Trump

Apoio ao Bolsonaro acontece um adia após Trump anunciar tarifas adicionais a países que se alinharem ao Brics

Cotidiano

Novas regras da Tarifa Social de Energia passam a valer este mês; veja como vai funcionar

Famílias com direito ao benefício poderão ter até 100% de desconto na fatura