A (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), informou nesta segunda-feira (25) que desistiu da construção de presídio em , cidade a 300 km de . Conforme a pasta, nenhum terreno disponível para doação comportou o projeto.

“Em não se encontrou um terreno, disponível para doação, com instalação de água, de elétrica e esgotamento sanitário com capacidade para atender a demanda de um presídio para quase 500 presos”, disse em nota.

Segundo o termo pactuado da União e MS, serão R$ 60 milhões em recursos para serem usados na construção de quatro unidades prisionais. Inicialmente estava previsto dois em Campo Grande, um em e outro em Nova Andradina. No entanto, a Capital comportará mais uma unidade.

“Dessa forma, a Sejusp optou por construir mais 3 presídios no Complexo da Gameleira, em Campo Grande e mais um no município de Jardim”, pontuou ao Midiamax. Os novos presídios vão garantir mais 1.600 vagas no sistema prisional do Estado.

Prefeito recusou construção

Após publicação na última sexta-feira (15), no Diário Oficial da União, que oficializou o repasse do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a construção de presídio em Nova Andradina, o prefeito Gilberto Garcia (PL) se manifestou afirmando que iria recusar a construção.

“Diante da reação negativa da população, vou atender o desejo dos habitantes da cidade e rejeitar a construção no município, que atualmente já possui um presídio estadual”, disse o prefeito.

O prefeito chegou a telefonar para o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, para informar que não concorda com a construção porque ter um presídio não é uma demanda da população local.