A um ‘pulo’ da praia, Nova Andradina cresceu 6,5% e subiu no ranking das mais populosas de MS
Em 12 anos, Nova Andradina cresceu “2.985 habitantes” e tomou lugar de Aquidauana
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Não tem muito o que fazer”. A frase é de um dos moradores de Nova Andradina ouvidos pelo Jornal Midiamax após a divulgação do Censo 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) na semana passada.
Apesar da falta de opções turísticas da cidade, Nova Andradina cresceu nos últimos 12 anos e subiu no ranking das mais populosas de Mato Grosso do Sul. Dos 45.585 recenseadas em 2010, o município cresceu 6,55% nos últimos 12 anos – chegando aos atuais 48.563 habitantes.
Esse número fez com que Nova Andradina saísse da 8ª posição do ranking para a 7ª, deixando Aquidauana para trás. Nos últimos anos, Aquidauana cresceu apenas 2,76% e foi ultrapassada também por Sidrolândia.
A densidade demográfica do município ficou em 10,18 hab/km², distribuídos em 4.770,685 km² de extensão. Nova Andradina tem sob seus cuidados o distrito de Nova Casa Verde.
Falta de opções turísticas
Dos moradores ouvidos pela reportagem, é uníssono que faltam opções de lazer em Nova Andradina. Entretanto, moradores estão a um ‘pulo’ do Rio Paraná, da prainha e da ilha Jurerê, em Rosana (SP) – que aparecem como opção para os moradores da região.
“Frequento o lugar há anos com a família”, revela ao Jornal Midiamax o auxiliar administrativo Antônio Barbosa, que, inclusive, conheceu a esposa em Rosana. “Se tivesse lugar aqui em Nova Andradina não teria conhecido ela”, brinca ele.
Já para a estudante Izabela Assunção, a falta de opção é um dos problemas no município. “Não tem muito o que fazer aqui; poucas opções culturais também. Se está crescendo, tem que investir nisso”, opina à reportagem. “Mais é a praça que o pessoal vai à noite”, complementa.
Capital do Vale do Ivinhema
Nova Andradina foi fundada em 20 de dezembro de 1958 e instalada oficialmente no dia 30 de abril do ano seguinte, em 1959, quando se desmembrou da comarca de Rio Brilhante, pertencente até então ao município de Bataguassu.
Seu fundador, o pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade (1889-1962), desmembrou uma gleba da Fazenda Baile e foi neste período que se deu início aos trabalhos nas terras que hoje compõem Nova Andradina.
Após este processo, foram loteadas outras propriedades rurais, oferecendo grandes vantagens aos migrantes.
A ação culminou em uma veloz povoação da região, contando com um relevante número de paulistas, paranaenses, mineiros e, principalmente, nordestinos, que se deslocaram ao então embrião da cidade, chamada de “Capital do Vale do Ivinhema” e conhecida como “Cidade Sorriso”.
Nova Andradina tem uma localização estratégica na confluência de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, contribuindo para a expansão de sua economia, principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, o que lhe rendeu o título de “Capital do Boi”, pela importância de ser um dos principais polos pecuários do Brasil.
Nova Andradina tem irmã paulista
Antônio Joaquim de Moura Andrade é o mesmo colonizador de Andradina, no interior de São Paulo. O topônimo Andradina, presente em ambas as cidades, é uma homenagem à Moura Andrade.
Porém, na cidade sul-mato-grossense, acrescentou-se o prefixo “Nova”, para evitar confusões entre as cidades.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.