Prefeitura concluiu a revitalização do centro de , após intervenção em área que abrangeu o quadrilátero das avenidas Fernando Correia da Costa, Mato Grosso, Calógeras e Rua José Antônio, após 18 meses de obras.

Conforme o Executivo Municipal, o contemplou toda a extensão da Rui Barbosa, Cândido Mariano, 13 de Maio e o entorno da antiga Estação Rodoviária. O investimento foi de R$ 100 milhões (financiamento do BID), na execução de 30 km de recapeamento e reconstrução de 35 km de calçadas, adaptadas às regras de acessibilidade.

Houve também investimento em tecnologia com implantação de 20 km de fibra óptica na Rui Barbosa, que terá ainda 43 câmeras de monitoramento instaladas em 13 cruzamentos. Os semáforos terão sincronismo com ajuste em tempo real. Haverá wi-fi nas 5 estações de embarque de ônibus.

Todo o perímetro onde a Prefeitura fez melhorias, também recebeu nova sinalização de trânsito e houve o plantio de 1.711 árvores, reforço da iluminação pública e mobiliário urbano incluindo lixeiras, bicicletários, abrigos de táxis e ônibus.

Trechos de 25 ruas, que somam 80 quadras, receberam asfalto novo, substituindo o antigo pavimento feito há 30 anos.

Drenagem

Em toda a área de intervenção no microcentro, foram implantados 6,5 km de , eliminando problemas pontuais de alagamento, além de garantir maior durabilidade ao pavimento porque haverá menos água da chuva escoando sobre o asfalto.

Na região no entorno da 13 de Maio, por exemplo, no trecho de 2,6 km que atravessa o centro da cidade e termina no Bairro São Francisco, foram feitos 1.703 metros de tubulação para eliminar os pontos de alagamento em trechos para onde escoa a enxurrada que desce pelas ruas transversais.

Na quadra onde está localizada a Santa Casa, sob a pista há 534 metros de drenagem. A tubulação sobe a Rua General Mello (a partir da 14 de Julho) e entra na 13 de Maio onde foram feitos dois ramais. Um vai até perto da se interligando com a tubulação já existente lá, e que termina no Segredo. Outro ramal se estende em sentido oposto, até a Rua Pernambuco.

Outra frente de drenagem, com 313 metros, começa na altura da Travessa Camões e vai até a outra esquina, com a Rua Pernambuco. Esta tubulação se interliga com o trecho mais longo da rede de drenagem implantada na 13 de Maio.

São 856 metros que descem pela Travessa Mário Pinto Peixoto, atravessa a esplanada ferroviária, passa pelas Ruas dos Ferroviários, Santos Dumont, chegando ao Córrego Segredo às margens da Avenida Ernesto Geisel. Só na Rua Rui Barbosa, que foi recapeada em toda sua extensão (7,3 km), foram feitos 4 km de drenagem.