Irregularidades na realização de exames laboratoriais na Santa Casa de Campo Grande são alvo de investigação do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). Há indícios de erros no processamento de vários exames realizados por uma empresa prestadora de serviços, como por exemplo tipagem sanguínea. Houve rescisão por parte do hospital, mas mesmo assim a unidade é investigada quanto às medidas adotadas para garantia da segurança dos pacientes.

Conforme edital, a promotora Daniela Cristina Guiotti, da 32ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou procedimento preparatório para averiguar “se foram sanadas as irregularidades remanescentes na prestação de serviço público do Hospital Santa Casa de Campo Grande, tendo em vista as irregularidades na realização de exames laboratoriais de pacientes internados, que culminaram na rescisão contratual com o Laboratório CientíficaLab”.

As investigações tiveram início a partir de uma notícia de fato relatando haver problemas no contrato do hospital com o laboratório. Os indícios eram de erros na realização de exames para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo erros de tipagem, erro na coleta de amostra e excesso de demora de laudo para paciente que já estava internado.

Assim, a promotora espera saber se o hospital já adotou as medidas cabíveis. “[…] informe e comprove as medidas adotadas para que o serviço laboratorial do Hospital Santa Casa atenda às devidas exigências para garantia da segurança do paciente na prestação do serviço de saúde/SUS contratualizados entre a Instituição Hospitalar e o Município de Campo Grande”, pontua a promotora.

A equipe de reportagem entrou em contato com o hospital, mas não obreve resposta até o momento. O espaço segue aberto.