Pular para o conteúdo
Transparência

Com contas rejeitadas, vereadores de Coxim afirmam que falha foi do Solidariedade

Após terem as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral, vereadores de Coxim atribuíram ao partido a falha que levou à condenação para devolverem seus gastos de campanha. Decisões da 12ª Zona Eleitoral de Coxim, nesta semana, apontaram descumprimento dos recursos destinados à cota racial. Presidente da Câmara, o vereador William Mendes da Rocha Meira (PSDB) informou […]
Arquivo -

Após terem as contas rejeitadas pela , vereadores de atribuíram ao partido a falha que levou à condenação para devolverem seus gastos de campanha. Decisões da 12ª Zona Eleitoral de Coxim, nesta semana, apontaram descumprimento dos recursos destinados à cota racial.

Presidente da Câmara, o vereador William Mendes da Rocha Meira (PSDB) informou que “está analisando a situação com sua equipe para recorrer à decisão da maneira mais adequada”. Já o 1º e 2º secretários, vereadores Ademir Ferreira da Silva  (Solidariedade) e Jefferson Aislan Silva (Solidariedade) atribuíram a falha ao partido.

“Em questão de Fundo Eleitoral, não existia cota de negros. Esse ano veio na cota de negros o fundo eleitoral. Aí aconteceu que a majoritária recebeu através dessa cota de negros e ela não podia ter repassado para os vereadores. Não é só eu e o Jefferson que estamos nessa situação, mas outros 9 vereadores, em que o partido recebeu essa cota de negros, mas na hora de cadastrar cadastrou todo mundo como brancos, não cadastrou nenhum como negro. Como ele tinha recebido a majoritária, que no caso é o prefeito que recebe esse recurso ele que transfere o recurso para os vereadores e como ele recebeu o recurso na cota de negros, ele não poderia ter transferido para brancos, e foi isso que foi feito. Na realidade, ninguém burlou nada. Tem gente no estado todo respondendo isso por conta desse erro no cadastro. Essa são as informações que nós temos até o momento, e estamos bem tranquilos quanto ao recurso”, afirmou Ademir.

Sem uso de cota racial

Presidente regional do , o vereador informou que a resposta dos vereadores foi ‘desespero’ por não ter as contas aprovadas. “A juíza em Coxim pediu explicações e advogado do partido anteontem mesmo mandou justificativa”, afirmou. De acordo com ele, o fundo foi distribuído sem o critério da raça dos candidatos, de acordo com o que estava na lei eleitoral vigente e com todas as instruções que o partido colocou.

“Só em Coxim, só essa magistrada que fez essa ponderação. Ela alegou que o candidato negro não poderia ter passado recurso para os brancos”, explicou. Mas não tinha candidato usando cota, somente o fundo que pode ser distribuído”, enfatizou Papy.  Segundo ele, de qualquer forma, os vereadores em questão são negros. “Mas não usaram fundo de cota racial”, complementou. A distribuição, confirmou ele, seguiu o mesmo padrão no Estado todo. “Em lugar nenhum teve esse questionamento, só em Coxim. Não teve dinheiro de cota racial para nenhum dos lados. Eles simplesmente usaram fundo eleitoral normal sem destinação”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após salto de asa-delta em Caraguatatuba

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público pessoas no Parque das Nações

upa

Mais agilidade: Tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

larissa manoela critica quadro do fantástico

Larissa Manoela critica quadro tosco do Fantástico sem medo de ser demitida: ‘ainda bem’

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi ‘Rainha do Orkut’ e sonha com volta da rede social

Rede social surgiu em 2004 e despontou mundialmente. Durou dez anos e deixou saudade

Cotidiano

Em palestra, alunos aprendem sobre riscos de vape, narguile e outras drogas em MS

Professores também devem participar de discussões para identificar estudantes possivelmente dependentes

Emprego e Concurso

Último dia: Corpo de Bombeiros oferta 20 vagas com salários de até R$ 13 mil em MS

As vagas abrangem as áreas de Tecnologia da Informação e Música

Polícia

Foragido por homicídio e roubo, brasileiro é preso na fronteira com MS

Com mandado expedido em 2021, criminoso foi captura durante abordagem em Pedro Juan Caballero