Pular para o conteúdo
Transparência

Rosa Weber dá aval para Trutis acessar provas de investigação sobre suposto atentado

Ministra Rosa Weber, relatora do inquérito no STF, reforçou que já havia autorizado o acesso no dia seguinte ao da prisão de Loester Trutis.
Arquivo -

Em despacho, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) deu aval para que a defesa de Loester Trutis (PSL-MS) tenha acesso aos elementos de prova obtidos pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre suposto atentado a tiros contra o deputado federal.

Rosa mandou oficiar o delegado Glauber Fonseca de Carvalho Araújo, chefe da Delegacia Regional de Combate ao da Superintendência Regional da PF em Mato Grosso do Sul, sobre a autorização de acesso.

Trutis pleiteou a obtenção integral dos documentos da investigação em pedido de vistas dos autos, protocolado na última segunda-feira (30). Em oito páginas de petição, a defesa do deputado ainda induziu que os policiais produziram provas ilegais, cometeram abuso de poder e estariam retardando o fornecimento dos autos.

Relatora do inquérito que apura o caso no STF, Rosa Weber reforçou que autorizou acesso à documentação de investigação no dia seguinte à deflagração da Operação Tracker, quando Loester Trutis chegou a ser preso por porte de arma de uso restrito.

Apesar de avalizar o pedido da defesa de Trutis no despacho, emitido ontem (2), a ministra revelou que o deputado não apresentou qualquer documento que comprovasse tentativas frustradas de acesso aos autos de investigação.

A apuração da Polícia Federal se voltou contra o próprio parlamentar a partir de trabalhos periciais. Laudos balísticos, de exame de local e informações de georreferenciamento entraram em rota de colisão com o que alegava Loester Trutis e seu assessor, Ciro Nogueira Fidelis.

Assim, a PF concluiu que o atentado foi simulado por Trutis, de olho em dividendos políticos e eleitorais. O parlamentar é um entusiasta voraz da flexibilização do Estatuto do Desarmamento.

Trutis corre o risco de ter mandato cassado

A polícia identificou que ele sequer foi seguido no dia do suposto ataque à tiros, na BR-060, saída de para . Além disso, a descrição dada pelo deputado sobre o veículo supostamente envolvido no atentado contra ele levou os investigadores a uma caminhonete “antiga e deteriorada, que certamente não teria condições mecânicas razoáveis para ser utilizada em um atentado em face de alguém que estava embarcado em um potente Toyota Corolla”, conforme descreve o inquérito.

Com base no trabalho da PF, a ministra Rosa Weber deferiu os pedidos para busca e apreensão contra Trutis, seu irmão, Alberto Carlos Gomes de Souza, Fidelis e Jovani Batista da Silva, ligado a um grupo chamado “Movimento Conservador de Mato Grosso do Sul”.

Loester Trutis pode ter seu mandato cassado caso algum partido político ou a Mesa Diretora da represente contra ele no Conselho de Ética da Casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Policial militar aposentado e neto são executados no bairro Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Com a cabeça na Sul-Americana, Corinthians empata sem gols com o Atlético-MG no Brasileirão

Time paulista foi à campo com time reserva, pensando em preservar jogadores, mas viu Yuri Alberto sair lesionado da partida

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja