Pular para o conteúdo
Transparência

Prisão em flagrante de Trutis ocorreu por posse de fuzil calibre 5.56 de uso restrito

A prisão em flagrante do deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, o Tio Trutis (PSL), ocorreu porque o parlamentar tinha posse de armas de uso restrito, no caso, e um fuzil Taurus, T4, calibre 5.56. Trutis foi alvo da Operação Tracker, autorizada pela ministra Rosa Weber do STF (Supremo Tribunal Federal), deflagrada pela Polícia […]
Arquivo -

A prisão em flagrante do Loester Carlos Gomes de Souza, o Tio Trutis (PSL), ocorreu porque o parlamentar tinha posse de armas de uso restrito, no caso, e um fuzil Taurus, T4, calibre 5.56. Trutis foi alvo da Operação Tracker, autorizada pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), deflagrada pela na manhã da quinta-feira (12) e que investigou suposto atentado sofrido pelo deputado em fevereiro de 2020.

Conforme a peça que ordenou a soltura do parlamentar, assinada pela ministra Rosa Weber, a prisão ocorreu pela prática do crime posse de arma de fogo de uso restrito, com base na Lei nº 10.826/2003, art. 16, caput. Durante as buscas em imóvel de Trutis, foram localizadas três armas de fogo: uma pistola da marca Taurus, calibre 9mm; um revólver Taurus, calibre .357; e um fuzil Taurus, T4, calibre 5.56.

Prisão em flagrante de Trutis ocorreu por posse de fuzil calibre 5.56 de uso restrito
Modelo de fuzil de uso restrito encontrado em imóvel de trutis, fuzil Taurus, T4, calibre 5.56 | Foto: Reprodução | Taurus

O fuzil em questão foi o responsável pela prisão em flagrante, já que a arma é classificada como de uso restrito, nos termos dos Decretos Presidenciais nº 9.845, 9846 e 9847/2019 e da Portaria nº 1.222/2019 do Comando do Exército.

“Com base nesta descrição fática, entende a autoridade policial estar caracterizada a prática, em flagrante, do crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, o qual seria classificado como hediondo e, portanto, insuscetível de arbitramento de fiança como medida cautelar substitutiva da prisão”, considera a peça.

Todavia, manifestação do MPF (Ministério Público federal), em parecer da lavra do Subprocurador-Geral da República Humberto Jacques de Medeiros, postulou pela reconhecimento da liberdade provisória sem fiança, condicionada a inexistência de contato Ciro Nogueira Fidelis e Jovani Batista – também alvos da Tracker – até
oitiva deles pela autoridade policial.

Trutis foi liberado ainda na quinta-feira (12), após oitiva no prédio da Polícia Federal, em . Ele seria levado ao Presídio Militar da Capital, onde ficaria custodiado pelo crime inafiançável – até que decisão ordenou sua soltura.

Soltura sem fiança

Para ordenar o relaxamento da prisão, Weber visitou o que diz a Constituição Federal, no caso, a garantia das prerrogativas parlamentares, “entre elas, a imunidade contra a prisão (dita formal ou processual), a qual somente terá lugar nas hipóteses de flagrante de crime inafiançável. Reproduzo o texto constitucional, na parcela de interesse”.

A decisão menciona, no entanto, que a alteração do tipo penal proporcionado pela Lei nº 13.965/2019 (pacote anticrime, defendido ferrenhamente pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro), a legislação passou divisar o regime de apenamento do porte ou posse de arma de fogo de uso restrito daquele que envolve arma de fogo de uso proibido.

“Em sendo a arma de uso restrito, não se submete, o crime ora sob escrutínio, ao regime de inafiançabilidade previsto no artigo 2º, inciso II, da Lei nº 8.072/1990. Por conseguinte, é forçoso constatar que a situação concreta não autoriza o afastamento da imunidade parlamentar formal ou processual encartada no artigo 53, § 2º, da Constituição Federal, do que decorre a ilegalidade da formalização do ato flagrancial”, considera Weber, antes de decidir pelo relaxamento.

“Ante o exposto, relaxo a prisão em flagrante do Deputado Federal Loester Carlos Gomes de Souza, restabelecendo, sem qualquer limitação, sua liberdade plena. Expeça-se, de imediato, alvará de soltura. Notifique-se a autoridade policial comunicante da prisão para que lhe dê cumprimento, sem demora”, conclui a decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
imposto de renda

Consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta quinta-feira

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Câmera corporal registra momento em que PM da Rota atira em policial civil

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas contas de campanha do PT em MS

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

INSS começa a ressarcir 35,5 mil aposentados e pensionistas em MS a partir desta quinta-feira 

Últimas Notícias

Brasil

Embarcações colidem na Baía de Todos-os-Santos e naufraga

Não há informações de desaparecidos

Polícia

Acidente com viatura do Choque interdita trecho da Avenida Afonso Pena em Campo Grande

Cena chama a atenção de populares que passam pelo cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Coronel Cacildo Arantes

Le Blog Maria Antonia

Morre Ozzy Osbourne, ícone do rock e lenda do Black Sabbath

O mundo do rock perdeu um de seus maiores ícones. Ozzy Osbourne, lendário vocalista do Black Sabbath, faleceu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. A causa da morte não foi revelada, mas, segundo nota divulgada pela família, o cantor morreu cercado de amor, ao lado dos entes queridos. “É com mais tristeza do que palavras … Continued

Le Blog Maria Antonia

Theatro Municipal receberá cerimônia de despedida de Preta Gil

O Brasil se despede de uma de suas vozes mais marcantes.