Pular para o conteúdo
Política

Conselho de Ética pode cassar mandato de Trutis caso partido represente contra deputado

Investigado pela Polícia Federal por fingir atentado, Loester Trutis (PSL-MS) chegou a ser preso e corre risco de ter o mandato cassado.
Arquivo -

Investigado pela Polícia Federal por fingir atentado contra si, o (PSL-MS) pode ter o mandato cassado pelo Conselho de Ética da Câmara. Para isso, a comissão precisa ser provocada por representação de um partido político ou pela Mesa Diretora da Casa.

Trutis chegou a ser preso no último dia 12, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. O parlamentar portava um fuzil de uso restrito.

Por enquanto, não existem representações contra o deputado sul-mato-grossense em trâmite na Mesa Diretora, conforme confirmou a assessoria da Câmara. Também não existem procedimentos instaurados no Conselho de Ética e Decoro, presidido pelo deputado maranhense Juscelino Filho (DEM).

A reportagem procurou colegas de bancada de Loester Trutis, que confirmaram a inércia de movimentações no sentido de representar contra ele ao conselho.

A cassação, porém, pode ser determinada pela Justiça. É o STF (Supremo Tribunal Federal) quem instrui o inquérito que implica o parlamentar nos crimes de porte ilegal de arma e comunicação falsa de crime.

Além disso, Trutis ganha tempo enquanto as comissões e conselhos da Câmara dos Deputados estão paralisados, em função das limitações causadas pela de novo coronavírus. Já corre na Casa um projeto de resolução para autorizar a retomada das reuniões por meio remoto. Mas o texto sequer foi pautado para votação.

Na semana passada, a direção nacional do PSL disse que não se pronunciaria sobre uma possível expulsão de Trutis da sigla, pois o caso não teria relação com a atividade parlamentar ou partidária do deputado.

Operação Tracker

As investigações da Polícia Federal acerca do suposto atentado sofrido por Trutis em fevereiro deste ano se voltaram contra o próprio parlamentar a partir de trabalhos periciais. Laudos balísticos, de exame de local e informações de georreferenciamento entraram em rota de colisão com o que alegava o deputado e seu ex-assessor, Ciro Nogueira Fidelis.

Assim, a PF concluiu que o atentado foi simulado por Trutis, de olho em dividendos políticos e eleitorais. O parlamentar é um entusiasta voraz da flexibilização do Estatuto do Desarmamento. A investigação identificou que ele sequer foi seguido no dia do suposto ataque à tiros.

Para a ministra Rosa Weber, que autorizou a abertura de inquérito pela Procuradoria-Geral da República, as provas obtidas até agora podem implicar Loester Trutis nos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disparo de arma de fogo, dano e comunicação falsa de crime.

Além do deputado federal, foram alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos no âmbito da Operação Tracker seu irmão, Alberto Carlos Gomes de Souza; seu ex-assessor, Ciro Nogueira Fidelis; bem como Jovani Batista da Silva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete