Pular para o conteúdo
Transparência

MPF recomenda fiscalização de propaganda eleitoral em ‘corrida’ para reitor da UFMS

O MPF (Ministério Público Federal) indeferiu na última terça-feira (14) pedido de reunião solicitado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a fim de esclarecer pontos do do procedimento preparatório 1.21.000.001128/2020-67, que apura “possível utilização indevida, por parte de agente públicos” da UFMS das dependências da Fadir (Faculdade de Direito) para fins ele...
Arquivo -

O MPF (Ministério Público Federal) indeferiu na última terça-feira (14) pedido de reunião solicitado pela (Universidade Federal de ) a fim de esclarecer pontos do do procedimento preparatório 1.21.000.001128/2020-67, que apura “possível utilização indevida, por parte de agente públicos” da UFMS das dependências da Fadir (Faculdade de Direito) para fins eleitorais.

O pedido de reunião seria para apuração relacionada ao processo eleitoral da universidade, a partir do qual serão indicados os nomes da lista tríplice para escolha de reitor da UFMS. De acordo com o procurador da República Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes, que assina o despacho, o procedimento preparatório em questão não teria conexão com o que motivou o pedido da reunião.

Além disso, Hernandes também pontuou que o impedimento da reunião também esbarra no impedimento de reuniões presenciais nas dependências da Procuradoria da República de MS, além do fato de que está em curso o prazo para resposta de uma recomendação expedida à Comissão de Ética da Universidade.

No caso, o MPF (Ministério Público Federal) publicou, no começo do mês, recomendação ao Colégio Eleitoral da UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), direcionada à Comissão de Ética, para que seja fiscalizada a propaganda dos candidatos a reitor, de modo a não permitir o uso não autorizado de nomes, símbolos ou imagens da universidade.

A recomendação estabeleceu prazo de cinco dias para que a comissão se manifeste pelo acatamento ou não da recomendação. O documento ainda determina que a universidade deve encaminhar à Procuradoria os comprovantes do cumprimento da recomendação, cuja omissão de resposta será considerada recusa, “ensejando a adoção das medidas legais pertinentes”.

No despacho que sucedeu à Recomendação, o procurador pontuou, porém, que “a parte interessada pode enviar eventuais documentos e esclarecimentos por escrito, com o fim de instruir o procedimento”. As eleições para reitor da UFMS serão realizadas na próxima sexta-feira (17), pela internet, restrita a estudantes, servidores e da universidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição