Pular para o conteúdo
Transparência

Só em MS: empresária briga na Justiça para obter Inscrição Estadual e pagar ICMS

Uma empresária de Sete Quedas, cidade distante 211 quilômetros de Campo Grande, do ramo cerealista ingressou na Justiça com ação contra a Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda) depois de ter o pedido de inscrição estadual negado. Sem a inscrição, a empresa não consegue, por exemplo, recolher o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). […]
Arquivo -
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma empresária de , cidade distante 211 quilômetros de , do ramo cerealista ingressou na Justiça com ação contra a (Secretaria Estadual de Fazenda) depois de ter o pedido de inscrição estadual negado. Sem a inscrição, a empresa não consegue, por exemplo, recolher o (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Na ação ajuizada nesta semana na 4ª Vara da Fazenda Pública e de Registros Públicos, sob análise da juíza em substituição Mariel Cavalin dos Santos, a defesa da empresária afirma que o Governo do Estado negou a emissão da inscrição estadual por alguns motivos.

Conforme a análise da Sefaz, o pedido foi indeferido porque as instalações da empresa eram inadequadas para o desenvolvimento das atividades, também porque o capital social seria insuficiente e não houve comprovação da origem e capacidade financeira do quadro societário.

Para a defesa da empresária, a Sefaz-MS errou ao negar a inscrição estadual porque as justificativas não estariam previstas em lei e “violam direitos constitucionalmente assegurados”. A empresária argumenta que a falta da inscrição poderá ocasionar no fechamento da empresa, que iniciou as atividades em maio deste ano, durante a .

Em relação as instalações da empresa considerada insuficientes, a defesa afirma que o local apresentado no pedido é apenas o escritório administrativo da cerealista e que em razão do trabalho ser de comércio de cereais e não de produção, não haveria necessidade de um barracão.

Sobre a exigência do capital social, a empresa afirma que não há na regulamentação do ICMS do Estado determinação sobre valores mínimos de capitais, e que essa exigência infringiria o princípio da livre concorrência.

O pedido da empresária segue sob análise da Justiça e não há um prazo para que decisão seja publicada. A Sefaz-MS ainda não se manifestou no processo, contudo, ainda não houve notificação para a secretaria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ricardo Senna Israel

VÍDEO: em Israel, secretários de MS afirmam estar em segurança, apesar de situação delicada

Tutora pede ajuda para encontrar cachorrinho caramelo que fugiu durante parada na MS-080

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

Mulher desfere golpe de faca em companheiro e foge em MS

Últimas Notícias

Polícia

PF apreende mais de 2 toneladas de droga escondidas em depósito em MS

Além dos entorpecentes, um homem foi preso em flagrante no local

MidiaMAIS

Procissão de Santo Antônio reúne fiéis para celebrar fé que atravessa gerações há 146 anos 

Após a programação católica, a festa continua na Praça do Rádio, com apresentações musicais e comidas típicas

Política

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

A informação foi confirmada posteriormente pelo presidente da legenda, Marconi Perillo (PSDB). Procurado, o Podemos não se manifestou

Famosos

Blogueirinha estreia programa de namoro para a comunidade LGBTQIAPN+

Episódios vão ao ar aos domingos, às 20h, no canal da apresentadora no YouTube