Pular para o conteúdo
Transparência

STF dá 10 dias para Reinaldo e Assembleia explicarem uso dos depósitos judiciais

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que sejam notificados no prazo de 10 dias o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para prestarem informações sobre alteração na lei estadual aprovada em 30 de outubro deste ano flexibilizando ainda mais o uso e devolução dos recursos de depósitos […]
Arquivo -
Sede do STF (José Cruz.
Sede do STF (José Cruz.

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que sejam notificados no prazo de 10 dias o governador (PSDB) e a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para prestarem informações sobre alteração na lei estadual aprovada em 30 de outubro deste ano flexibilizando ainda mais o uso e devolução dos recursos de depósitos judiciais pelo Executivo.

O despacho foi dado pelo ministro , que recebeu Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n.º 6263 impetrada pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do ) a pedido da seccional de MS. Após aprovação da lei, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio de liminar, proibiu o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) de repassar os valores ao Estado.

Para a OAB-MS, o uso dos recursos privados depositados em demandas judiciais representa empréstimo compulsório, contrariando o artigo 148 da Constituição Federal e desrespeitando o direito à propriedade. Ao Jornal Midiamax, o presidente da Ordem no Estado, Mansour Elias Karmouche, disse haver ‘usurpação’ pela gestão no uso de recursos particulares em discussão na Justiça.

A proposta enviada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e aprovada pelos deputados estaduais alterou pela segunda vez a Lei Complementar 201, de 2015, permitindo ainda maior flexibilidade na devolução dos depósitos pelo Executivo, que hoje tem acesso a 80% de tudo o que é depositado em juízo independente de se tratar ou não de crédito tributário.

STF dá 10 dias para Reinaldo e Assembleia explicarem uso dos depósitos judiciais
(Reprodução STF)

‘Prejuízo irreparável’

Na decisão liminar do início deste mês de novembro proibindo o repasse dos valores pelo TJMS ao Governo do Estado, o Corregedor Nacional de Justiça Humberto Martins apontou risco de dano irreparável ou de difícil reparação caso as transferências de depósitos sejam concluídas, por meio de acordos ou compromisso entre Judiciário e Executivo. “A diminuição do fundo de reserva poderá, em tese, prejudicar a realização de créditos aptos ao pronto pagamento aos jurisdicionados”, adiantou o ministro.

A primeira alteração feita por Reinaldo no uso dos depósitos já havia sido alvo de ação no Supremo, com questionamento da Lei Complementar 201/2015. Agora, o ministro Alexandre de Moraes determinou que após o prazo para manifestação do Executivo e da Assembleia os autos sejam remetidos à AGU (Advocacia-Geral da União) e ao PGR (Procurador-Geral da República) para as devidas manifestações.

Na primeira ação, o então PGR Rodrigo Janot Monteiro de Barros já havia emitido parecer contrário, enfatizando o risco de um cidadão vencer demanda judicial e, mesmo assim, não conseguir sacar os valores aos quais têm direito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Últimas Notícias

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País