A SES (Secretaria de Estado de Saúde) assinou contrato com o hospital São Judas Tadeu, de , distante 359 quilômetros de Campo Grande, por R$ 960 mil. O convênio tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado.

De acordo com a publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira (29), o contrato é feito com o Estado, por intermédio da SES e com recursos do Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul e a outra parte é o Hospital São Judas Tadeu. 

O hospital deverá executar ações e serviços em âmbito hospitalar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em sábados, domingos e feriados, a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme a publicação, os recursos para o pagamento do contrato são oriundos do Fesa, para apoio às ações de média e alta complexidade, destinados para serviço médico hospitalar, odontológico e laboratório. O contrato tem duração de 12 meses e pode ser prorrogado de acordo com o interesse das partes. 

O dono do hospital é o médico Lídio Ledesma, ex-prefeito do município e colega político de Resende, enquanto ele era deputado federal.

De acordo com Resende, o hospital é o único em Iguatemi com capacidade maior para atendimento. “Eu não entro nesse assunto porque é política e é assunto passado”, disse ao ser questionado sobre a aliança política com o dono do hospital. 

Resende explicou que o São Judas Tadeu é um hospital conveniado e tem situação diferenciada. “Ele atende a saúde indígena e também os munícipes. O contrato já existia, mas passou por área jurídica e foi formulado novo contrato”. 

De acordo com a área técnica da SES, o contrato é recente e o hospital é o único da rede enquadrado no HPP (Hospital de Pequeno Porte). O hospital da cidade é o único da rede que não é 100% público. Para adequar a lei, a SES fez um chamamento público e contratualizou o hospital com o SUS.

Com essa mudança no âmbito jurídico, o hospital agora pode solicitar metas. O São Judas Tadeu já prestava serviços pelo SUS, mas conforme o regramento desses hospitais de pequeno porte, precisou fazer convênio dessa forma. E é o único que tem a natureza jurídica como HPP.

O hospital tem meta de internação 187 pacientes por mês. A estimativa mensal e capacidade de internação em clínica médica é de 120 pacientes; sete pessoas em clínicas cirúrgicas; 30 pacientes na clínica ginico-obstétrica e 30 na pediatria. Iguatemi tem 15.977 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além do São Judas Tadeu, o município tem o hospital São Lucas e um PAM (Pronto Atendimento Municipal).

Política

Lídio era vice-prefeito do município e assumiu a cadeira de chefe do Executivo, após Gelson Andrade Moreira, morrer no dia 3 de junho de 2002, em um acidente de trânsito na BR-163.

Lídio (PDT) foi reeleito em 2004 com 3.839 votos, segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS). Deixou o cargo em 2008, se candidatando novamente em 2012, quando teve a prestação de contas negada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), devido as contas do Fundo Municipal de Saúde no período em que Lídio era prefeito.

Antes de ter as contas negadas, no lançamento de sua candidatura, Lídio recebeu o então deputado federal que era filiado ao PMDB na época, Geraldo Resende no município. 

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o médico e espera seu posicionamento.