Em caráter emergencial e sem licitação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), contratou o Instituto Acqua por R$ 4.296.600,00, para administrar o de Cirurgias da Grande , distante 233 quilômetros de Campo Grande, por seis meses.

A publicação no Diário Oficial desta terça-feira (10), dispensa o chamamento público e contrata o Instituto para gerenciar, operacionalizar e executar as ações e serviços de saúde no Hospital Regional de Cirurgias.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, o Instituto já gerenciava o hospital. “A PGE apontou que eu poderia fazer o chamamento emergencial por mais 6 meses”, afirmou. 

Conforme a publicação, o prazo da contratação é improrrogável de até 180 dias, ou seja, seis meses. O Instituto Acqua também administra o Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto. A OS (Organização Social) assumiu a administração do H.R em março deste ano, após o Instituto Gerir, apresentar problemas até mesmo para pagar servidores. 

Dourados

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados foi entregue em 2015 e ficou com as portas fechadas por dois anos. O hospital tem objetivo específico de realizar demandas de média e baixa complexidade, o que não é feito no município. O Hospital de Cirurgias eletivas atende 34 municípios da região, tem 27 leitos e capacidade para realizar 220 cirurgias mensais, nas especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia.