A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou o resultado preliminar do chamamento público, de empresas interessadas pela gestão do Regional Dr. José de Simone Netto, em , distante 338 quilômetros de Campo Grande. Três foram habilitadas, entre elas, o Instituto de Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental – ACQUA, que atualmente administra o hospital e duas inabilitadas, cabendo recurso. Ainda será feita análise para depois ser escolhida uma OS (Organização Social) que vai administrar o hospital. 

O resultado foi divulgado pela Coordenadoria de Licitação e Registro de Preços. As entidades habilitadas são as seguintes: Instituto de Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental – ACQUA; Instituto Saúde e Cidadania – ISAC; Instituto Mais Saúde. 

As duas inabilitadas foram Associação Hospitalar Beneficente do Brasil – AHBB e Instituto Esperança – IESP. Conforme a assessoria de imprensa da SES, as empresas inabilitadas têm cinco dias úteis para apresentar recurso, contados a partir do dia 28 deste mês. Havendo recurso, será aberto mais cinco dias úteis para contra recurso. 

Passando a fase recursal, será marcada data de sessão pública de abertura dos envelopes com as propostas técnicas, dando seguimento a análise conforme edital.

A empresa vencedora da licitação vai celebrar contrato de gestão para gerenciar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no HR. Desde o dia 28 de março, a administração do hospital está sob responsabilidade da ACQUA. A OS (Organização Social) também atende um hospital no Maranhão. 

A organização social está recebendo do governo, R$ 27,1 milhões para gerenciar, operacionalizar e executar, de forma emergencial, as ações e serviços ambulatoriais e hospitalares.

O contrato tem duração de 180 dias, até que seja concluído o novo chamamento público. Até março, quem administrava o hospital era o Instituto Gerir, mas, por apresentar problemas até mesmo para pagar servidores, foi dispensada pelo governo.