Pular para o conteúdo
Transparência

Corregedoria do TJMS proíbe contratação de parentes em cartórios

Foi publicado nesta quarta-feira (6) pela Corregedoria-Geral do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que os responsáveis por cartórios no Estado estão proibidos de contratem parentes, já que a prática também configuraria nepotismo. O prazo dado para adequação são de 90 dias. De acordo com o provimento de número 2018, que consta […]
Arquivo -
Autor passou por audiência de custódia (Foto: Arquivo)
Autor passou por audiência de custódia (Foto: Arquivo)

Foi publicado nesta quarta-feira (6) pela Corregedoria-Geral do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que os responsáveis por cartórios no Estado estão proibidos de contratem parentes, já que a prática também configuraria . O prazo dado para adequação são de 90 dias.

De acordo com o provimento de número 2018, que consta no Diário da Justiça, o corregedor-geral, desembargador Sérgio Fernandes Martins, vedou que haja a contratação de familiares nas serventias vagas, com responsáveis interinos.

Assim, ficou vedado empregar nos respectivos cartórios companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau do responsável interino de serventia extrajudicial – como são chamados os cartórios.

Além disso, a norma publicada por Martins veta contratação, manutenção, aditamento ou prorrogação de contrato de prestação de serviços com empresa que tenha como sócio cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau do responsável interino.

O prestador de serviço, seja pessoa física ou jurídica contratado para trabalhos no cartório deverá declarar por escrito não ter relação familiar ou de parentesco que configure o nepotismo disposto no provimento. Quem não se adequar durante os 90 dias dispostos no documento pode responder pelo ato e até ser destituído.

Linha de parentesco

São considerados parentes de primeiro grau pai, mãe e filhos, enquanto que avôs, netos e irmãos estão classificados como familiares de segundo grau. Os parente de terceiro grau são bisavôs, bisnetos, tios e sobrinhos.

Já os parentes por afinidade são parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) todos em primeiro grau, avôs e netos no segundo grau, e bisavôs e bisnetos no terceiro grau. Por fim, considera-se parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha colateral de segundo grau irmãos e de terceiro grau tios e sobrinhos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação