Pular para o conteúdo
Transparência

Após reportagem, Fiems diz que receberá impugnações à chapa de Longen até quinta-feira

Após o Jornal Midiamax divulgar que a Fimes (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) estava de portas fechadas nesta terça-feira (5), último dia do prazo segundo edital publicado para registrar na secretaria da entidade pedido de impugnação da chapa única, a do atual presidente Sérgio Longen, alvo da Operação Fantoche da Polícia Federal, […]
Arquivo -

Após o Jornal Midiamax divulgar que a Fimes (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) estava de portas fechadas nesta terça-feira (5), último dia do prazo segundo edital publicado para registrar na secretaria da entidade pedido de impugnação da chapa única, a do atual presidente , alvo da da , a Federação afirmou que receberá os pedidos até a próxima quinta-feira (7).

Esta é a quarta vez que o investigado tenta a reeleição. No edital de divulgação de chapas publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) da última sexta-feira (1º), Longen aparece mais uma vez como candidato à presidência da federação a qual ele preside há três mandatos consecutivos.

Com bens bloqueados pela Justiça Federal e o sigilo bancário quebrado, Longen foi alvo de buscas no último dia 19 de fevereiro, quando a PF deflagrou a operação que investiga suposto esquema de corrupção envolvendo grupo de empresas que firmaram convênios com o Sistema S, incluindo a Fiems.

Após reportagem, Fiems diz que receberá impugnações à chapa de Longen até quinta-feiraDe acordo com o edital, para impugnar a candidatura, registro deve ser feito na Secretaria da Fiems, na Avenida Afonso Pena, 1.206, pelo prazo de cinco dias contados desde a sexta-feira (1º), ou seja, até esta terça-feira.

Questionada pela reportagem, a assessoria primeiramente afirmou que o prazo “é o que foi publicado”. No entanto, após a publicação da matéria, esclareceu que a assessoria jurídica afirmou que receberá as impugnações a chapa de Longen até a próxima quinta-feira (7).

Sobre a Federação estar de portas fechadas, a assessoria disse apenas que ‘hoje é feriado’.

Batizada de MS+, a chapa única quer o comando da instituição até o ano de 2023. Ainda conforme a publicação, a eleição acontecerá em primeira e eventual segunda convocação se não houver impugnação.

Fantoche

Em , a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, sendo um deles na sede da Fiems e outro em um apartamento de luxo, antigo endereço de Longen. Foram cumpridos dez mandados de prisão, sendo sete em Pernambuco e outros três em Alagoas, Paraíba e Minas Gerais. Todos os alvos da operação já estão soltos.

Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Pernambuco, , Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Alagoas, além de 10 mandados de prisão temporária. Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

Os contratos eram, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e com inexecução parcial, sendo os recursos posteriormente desviados em favor do núcleo empresarial por intermédio de empresas de fachada.

A ação teve o apoio do Tribunal de Contas da União e conta com 213 agentes federais e 8 auditores do TCU. (Matéria editada às 19h20 para acréscimo de informações). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano