Lorinho da Saúde seria presidente da Câmara e motorista

O presidente da Câmara Municipal de , Antônio da Rocha Xisto, conhecido como Lorinho da Saúde (PSDB), está sendo investigado pelo MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) em um inquérito civil, por possível incompatibilidade de funções praticadas cumulativamente pelo vereador.

Ao mesmo tempo em que preside a Câmara de Taquarussu, Lorinho estaria lotado também como motorista de ambulância na Secretaria Municipal de Saúde do município, localizado a 360 quilômetros de Campo Grande.

No Portal da Transparência da não há informações sobre os vencimentos de Lorinho como motorista. Ele trabalha no cargo desde 1993, ainda segundo o Portal. Uma denúncia sobre o caso foi encaminhada à Ouvidoria do MPE-MS no dia 9 de janeiro, poucos dias após a posse do vereador.

O MPE-MS apura se o acúmulo de cargos poderia ser incompatível com as funções praticadas, uma vez que, segundo o denunciante anônimo, o vereador não teria tempo para exercer a função de motorista enquanto preside a Câmara de Taquarussu.MPE apura acúmulo de cargo de presidente de Câmara em MS

A investigação está sendo promovida pela promotora de Justiça Bianka Machado Arruda Mendes, da Promotoria de Justiça de Batayporã.

Caso semelhante

Em 2016, uma ação civil pública proposta pelo MPE-MS resultou no afastamento do ex-presidente da Câmara de Taquarussu, vereador Sandro Felix (PMDB), em um caso semelhante.

Felix também era lotado como motorista de âmbulância na Prefeitura de Taquarussu, enquanto exercia mandado de vereador. A incompatibilidade dos horários entre as funções levou à proposição do afastamento do vereador do cargo de motorista, por parte do MPE-MS.