Períodos foram publicados no diário da União

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou a portaria Nº 12, de 20 de julho de 2017, que determina o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a agricultura de soja em Mato Grosso do Sul do ano safra 2017/2018 no diário oficial da União desta sexta-feira (21).

A tabela com os períodos da semeadura está disponível aqui. A nota informa que que o Estado cultivou na safra 2016/2017 uma área de 2,5 milhões de hectares de soja com uma produção de 8,5 milhões de toneladas, conforme dados do levantamento da Conab de julho de 2017.Mapa determina zoneamento agrícola de soja em MS para a safra 2017/2018

A novidade permite que os produtores rurais, agentes financeiros, seguradoras e o próprio governo federal incluam as recomendações de plantio de forma mais confiável em suas decisões.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento para auxiliar a gestão de riscos na agricultura. O objetivo é minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, possibilitando ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.