Servidores teriam infringido estatutos

A Secretaria de Estado de Educação divulgou nesta sexta-feira (10) a aplicação de penalidades de suspensão de servidores da Escola Estadual Vergelino Mateus de Oliveira, em Rio Verde, município a 204 quilômetros de . Quatro servidores teriam cometido infrações ao estatuto do servidor público estadual, e sofrerão suspensões de 5 a 15 dias, convertidas em multas.

Todos os servidores teriam infringido os incisos III, VI, XII e XIII do art. 218 e o inciso VI do art. 219 do estatuto. As normas dizem respeito aos deveres e proibições dos funcionários, como a obrigação de “prestar os trabalhos com zelo” e “dignificação ao cargo”, e a proibição de tratar a instituição pública em que trabalha com “desapreço”.

Dois dos servidores também teriam infringido os incisos VII e X do art. 73 da Lei Complementar 087/2000, que diz respeito ao Estatuto dos profissionais da Educação Básica. Esses servidores teriam quebrado as normas que impõe o respeito ao aluno e aos princípios democráticos dentro das instituições de ensino, e por isso sofrerão a pena maior de suspensão por 15 dias.

Os servidores penalizados foram Nadir Ferreira e Sussie Marciano Dorna, ocupantes do cargo de professoras, além de Lorraine de Assis A. Maciel, gestora de atividades educacionais, e Hélio de Oliveira Santos, assistente de atividades educacionais. As informações são públicas e podem ser acessadas por qualquer pessoa neste link

(Sob supervisão de Evelin Araujo).