TCE-MS e Gaeco analisam denúncias

O deputado estadual Paulo Correa (PR) foi flagrado em conversa de telefone orientando outro parlamentar a supostamente fraudar a folha de ponto de seus funcionários nomeados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O áudio, que tem pouco mais de três minutos, mostra a preocupação do parlamentar com a aferição da quantidade de funcionários e se eles, de fato, trabalham nos gabinetes.

A conversa foi registrada porque um dos deputados teria emprestado o celular de um pastor que possui aplicativo para gravar ligações. Ele ligou então para o gabinete do deputado e a conversa ficou no celular.

Duas denúncias sobre o diálogo foram feitas: uma no TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) e outra recebida pela coordenadora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), Cristiane Mourão. Ambas foram protocoladas no último dia 26.

O deputado conversa com Felipe Orro (PSDB). “Presta atenção, é o seguinte, não tem ninguém do seu lado não, né?”, diz Correa ao início da ligação. “Eu preciso falar com calma com você”, complementa.

Correa afirma ter muitos funcionários e ‘ensina' o colega a fraudar as folhas de ponto. “Você e eu temos bastante, você sabe que nós temos mais que os outros, não sabe? Põe um controle de ponto, mesmo que seja fictício. Do começo do ano até agora. Pega o seu chefe de gabinete e manda agir. (…) Todo dia aquelas pessoas tem que assinar o ponto, até que passe esse rolo aí”, explica.

E continua. “Pega lá desde o dia 15 de fevereiro para cá e manda todo mundo assinar. Vamos dizer que você tenha 20 em cota normal, mas tem mais 20? Faz os 40 assinar. Faz uma folha dos 20 normais e uma folha dos 20 que você tem. Assina e pronto, deixa sempre assinado do dia anterior”. Ao fim da ligação, Correa explica porque teria ligado para Orro, que se limita a dizer “sim” e “não” durante o diálogo. “Estou sugerindo porque eu gosto de você”.

‘Há mais de um ano'

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax tentou contato com Paulo Correa por celular por três vezes nesta sexta-feira, pela assessoria de comunicação do deputado e até mesmo no imóvel onde mora o parlamentar em .

Neste sábado (29), entramos em contato novamente pelo celular por duas vezes, às 10h34, mas o celular do deputado está desligado. Via assessoria, a informação é de que Correa não está na Capital, para onde retorna somente neste domingo (30) para votar.

No imóvel, os funcionários também afirmam que o deputado não está e que só atende com hora marcada.

Já Felipe Orro falou com a reportagem e confirmou que o áudio é verdadeiro, mas que o diálogo aconteceu há mais de um ano. O deputado ainda admitiu que tem dois funcionários além da ‘cota' e que cada parlamentar recebe cerca de R$ 70 mil para pagar a folha dos servidores de apoio.

“Você pode ouvir o áudio, eu não falei nada. Só estava conversando com o Paulo Correa”, afirmou. Pelo Facebook, o parlamentar afirma que “todos os servidores lotados em meu gabinete prestam o devido serviço para atender às demandas que chegam a nosso mandato. São servidores comissionados, cedidos ou efetivos da Casa, que pra nossa satisfação optam por prestar serviço em nosso gabinete, sendo que todo trâmite funcional segue as normas legais” e que “ajustes no controle de frequência foram e estão sendo feitos para atender a demanda de transparência da Lei e da sociedade”. 

Confira o áudio na íntegra aqui