Empresa denuncia ‘calote’ e MPF apura suspeita de desvio de verba na prefeitura

‘Não aguenta vender fiado, não entra em licitação’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Não aguenta vender fiado, não entra em licitação’

Uma denúncia feita por um proprietário de uma empresa fornecedora de alimentos levou a Prefeitura de Paranaíba, município a 407 quilômetros ao leste de Campo Grande, a ser investigada pelo MPF (Ministério Público Federal).

De acordo com o proprietário da empresa G.A. Moris Filho, a fornecedora teria vencido uma licitação feita em janeiro deste ano pela Prefeitura de Paranaíba, para entrega de alguns itens da merenda escolar da rede municipal de ensino local.

Desde março, a empresa teria fornecido os alimentos para a Prefeitura, sem receber pelos serviços. Passado um prazo de 90 dias, o proprietário da fornecedora resolveu procurar os responsáveis pelo pagamento dos alimentos.

Ainda de acordo com a denúncia, o proprietário teria ouvido de funcionários da Secretaria Municipal de Fazenda que “se não aguentasse vender fiado, que não precisava participar de mais nenhuma licitação do município”.

A denúncia foi parar na Procuradoria da República pois, de acordo com o denunciante, a Prefeitura de Paranaíba estaria recebendo regularmente do Governo Federal os repasses do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A suspeita é de que os recursos estejam sofrendo de malversação, uma vez que o contrato com a G.A. Moris Filho continua vigente, mas os produtos que a empresa parou de fornecer passaram a ser entregues por outras empresas, sem licitação.

Como a verba é federal, a atuação da investigação se dá no âmbito federal. O procurador da República no Mato Grosso do Sul, Davi Marcucci Pracucho, despachou no dia 17 de novembro que seja instaurado um procedimento preparatório para apurar o caso.

A Prefeitura de Paranaíba foi oficiada para encaminhar cópia integral do pregão presencial vencido pela G.A. Moris Filho e dos contratos celebrados, bem como os documentos fiscais que comprovem o recebimento dos alimentos fornecidos.

(sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados

mpms
Prefeitura Municipal de Eldorado