Portal da Transparência de MS tem meio milhão de acessos e uma ligação

Objetivo do Estado é ficar entre os 10 no ranking da CGU 

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Objetivo do Estado é ficar entre os 10 no ranking da CGU 

Com duas semanas de lançamento, o Portal da Transparência do governo de Mato Grosso do Sul nasceu com a meta de tirar o Estado da terceira pior posição do país no ranking de acesso às contas públicas elaborado pela CGU (Controladoria-Geral da União) e colocá-lo ao menos entre os dez melhores. Neste curto período, já recebeu 525 mil acessos e registrou apenas uma ligação na central de atendimento.

Por e-mail, 19 pessoas quiseram tirar dúvidas, mas nenhuma sobre acesso à informação. Em uma delas, um dos contribuintes queria saber como fazer para parcelar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Os dados são do coordenador de suporte e operação da call center da SGI (Superintendência de Gestão da Informação), Celso Tanaka. Como suporte, a SGI disponibilizou a equipe de apoio, que tem 26 funcionários.

Esses servidores respondem a dúvidas sobre os sistemas do governo para funcionários e contribuintes, questionamentos financeiros e contratuais e agora também atendem a população por meio do “Fale Conosco”, explicando como ter acesso às informações do site. Respostas que não podem ser encontradas no site são encaminhadas aos devidos setores do governo.

E, por enquanto, o setor não ficou sobrecarregado com o atendimento à população. Mas como pode o governo abrir suas contas e ninguém ter dúvidas sobre o gasto o dinheiro público?

Para Fábio Almeida, diretor-técnico da SGI, a resposta está no próprio Portal. “Foram meses de trabalho integrado entre as secretarias do Estado. Hoje, tudo está online, todos os gastos, publicações de contratos e até mesmo notas de empenho. O site fornece aos cidadãos todas as respostas, então não existem muitas dúvidas”, defende.

Nesses mais de meio milhão de acessos, estão na frente a busca por informações pessoais dos servidores, em segundo lugar a receita simplificada do Estado e em terceiro as despesas do governo.  Somente nas seis primeiras horas de lançamento, mais de 100 mil acessos foram realizados.

Atualização diária

Segundo o coordenador de TI (Tecnologia da Informação) da SGI Sérgio Shimada, o Portal é atualizado a cada 24 horas, de maneira programada e totalmente eletrônica, sem interferência humana. Isto porque os dados sobre contratos, receitas do governo e despesas diárias são lançadas no SPF (Sistema de Planejamento e Finanças) automaticamente, ao fim do dia.

Elton Mendonça Leite, responsável pelo SPF e pelo Portal da Transparência, explica que a integração dos sistemas foi fundamental para manter o público a par do dinheiro do governo. “Foram meses de trabalho para realizar a integração do Sistema e do Portal. Cada uma das secretarias lança seus dados todos os dias no Sistema e eles já vão para o Portal”.

Por exemplo, quando uma compra precisa ser feita pelo Estado, o edital é lançado no Sistema de Compras Governamentais assim que a compra é lançada no Diário Oficial do governo. No Portal, há um link para este site, que qualquer cidadão pode acessar.

Fácil e moderno

“O único pedido que o governador fez e colocou como prioridade, foi que o Portal fosse de fácil acesso e que chamasse a atenção das pessoas para as contas públicas”, relata Tereza Cristina, responsável pela comunicação visual do projeto.

Com ícones grandes e coloridos, tudo pode ser acessado da página principal do site e, com poucos cliques, é possível chegar a resposta esperada. “Diferente do portal antigo, agora é mais fácil chegar à informação de maneira mais rápida. Ela não fica escondida no site”.

O modelo responsivo (que faz com que o site automaticamente “se encaixe” no dispositivo do usuário, seja celular, PC, tablet) também foi desenvolvido pela equipe própria do governo, que conta com mais de 300 servidores de TI (Tecnologia da Informação). No projeto, 16 estiveram diretamente envolvidos, além da colaboração dos funcionários dos departamentos financeiros e de recursos humanos de cada secretaria.

Melhorias

Mesmo com menos de um mês de lançamento, as equipes do governo trabalham para melhorar o Portal e atualizá-lo. Eles já analisaram que o site da Central de Compras deve ser acessado diretamente no Portal, com a mesma linguagem, e não como acontece atualmente, quando o usuário precisa acessar a Central por meio de um link no Portal.

O PPA (Plano Plurianual) do governo, que já foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, também deve ficar no Portal. “A ideia é que assim que um projeto do governo em relação às finanças do Estado for aprovado, ele deverá constar no site, para que a população tenha acesso”, explica Elton.

 

 

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