Difícil fiscalizar: vereadores reclamam de demora em relatórios do TCE-MS
Câmara diz que não recebe balanços há 14 anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Câmara diz que não recebe balanços há 14 anos
Vereadores de Anaurilândia, distante 372 quilômetros de Campo Grande, reclamam da suposta demora do TCE (Tribunal de Contas do Estado) em enviar os balanços gerais do município para análise da Câmara Municipal. Conforme o primeiro secretário da Casa, vereador Amauri Queiroz Monteiro, há 14 anos os parlamentares não recebem os relatórios do TCE. O órgão, no entanto, afirma que tem registro dos envios da maior parte das análises.
“Desde 2001 não temos acesso as contas da Prefeitura e por isso não conseguimos realizar nosso trabalho de fiscalizar os gastos do executivo”, ressalta o vereador.
O vereador Antonio Ari Bastos também acrescenta que foram protocolados diversos ofícios no Tribunal de Contas e no Ministério Público de Contas (MPC), pedindo o envio dos documentos. “O jurídico da Câmara elaborou um documento, junto a mesa diretora da Casa, e encaminhou aos dois órgãos”.
O TCE por sua vez, afirma que a maioria dos relatórios já foram encaminhados à Câmara, faltando apenas cinco dos 13 solicitados, que ainda estariam em análise dos conselheiros. De acordo com as informações, os relatórios relativos a 2006 e 2008, além do relativo a 2011, 2012 e 2013 estão no órgão. O referente a 2014 não foi enviado pela Prefeitura, segunto o Tribunal.
A corte garante que possui protocolos de todas as movimentações, e que compete aos vereadores verificarem em que parte do Legisltivo os relatórios pararam, já que foram remetidos.
Ainda conforme o TCE, os demais relatórios foram encaminhados ao legislativo da cidade nas seguintes datas: o relatório relativo ao ano de 2001 foi enviado no dia 7/12/2009, o de 2002 foi enviado no dia 28/04/2008, o de 2003 foi enviado em 17/07/2006, os relatórios relativos 2004 e 2005 foram encaminhados no dia 13/09/2010. O balanço relativo ao ano de 2007 foi enviado no dia 23/08/2014, e o últimos balanços encaminhados a Câmara de Anaurilândia, relativo aos anos de 2009 e 2010, foram despachados no dia 24/09/2012.
Questionado sobre a demora em enviar os documentos, visto que alguns relatórios foram enviados até nove anos depois, o TCE afirma que o procedimento é normal, já que o Tribunal dispõe de tempo regimental para análise dos balanços.
No entanto, os vereadores da cidade garantem que não receberam nenhum dos documentos nos últimos anos, incluindo as prestações de contas do ex-prefeito, Edson Stefano Takazono, alvo de ação por improbidade administrativa no TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.