Deputados sugerem mudanças no regimento interno da Assembleia

Projeto que altera alguns itens será analisado na CCJ

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto que altera alguns itens será analisado na CCJ

A mesa diretoras e alguns deputados estaduais propuseram projeto de lei que altera o regimento interno da Assembleia Legislativa. Neste caso, a mudança ocorreria nas sessões plenárias da Casa de Leis.

Com a mudança, será destinada as duas primeiras partes da sessão a comemorações, ou interrupção a qualquer hora, menos na Ordem do Dia, quando os projetos de lei são votados, para recepção de altas personalidades. Isso poderá ocorrer se qualquer deputado propor ou se o plenário decidir.

Ainda conforme o projeto, para ocupar a tribuna será necessário encaminhar 24 horas antes um requerimento à mesa diretora ou apresentá-lo no pequeno expediente e submeter à apreciação do plenário. Aprovado o requerimento, a entidade signatária será avisada em qual data e horário poderá ocupar a tribuna. 

Além disso, o requerimento que trata o artigo 140 do regimento interno terá exceção de formalidade, segundo a modificação do artigo 141, que permitirá, excepcionalmente, nos casos de catástrofes, desastres naturais ou ligados à segurança institucional, ao deputado que quiser apresentá-lo verbalmente à Mesa e então o plenário será consultado quanto ao uso da tribuna na mesma sessão. 

Paralelo ao projeto, a Assembleia criou uma comissão de deputados para fazer reforma completa no regimento interno.

O Projeto de Lei n° 16/2015 segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa. 
 

Conteúdos relacionados

A publicação foi feita no Diário Oficial da ASSOMASUL (Foto: Divulgação)
mau cheiro jbs
vereador