Com 20 vetos do prefeito, LDO 2016 é sancionada nesta quarta-feira

LDO foi aprovada na penúltima sessão da Câmara

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

LDO foi aprovada na penúltima sessão da Câmara

Foi publicado no Diogrande (Diário Oficial do Município) desta quarta-feira (12) a sansão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2016, aprovada na Câmara dos Vereadores no dia 7 de julho, penúltima sessão antes do recesso. Na mesma edição do Diogrande, também consta uma mensagem do prefeito explicando cerca de 20 vetos da mesma lei.

A LDO, como o próprio nome indica, é a legislação que direciona o Poder Público na elaboração do Orçamento, que precisa ser aprovado na Câmara Municipal até o fim de dezembro. O texto foi aprovado em votação simbólica, ou seja, com acordo prévio, sem a necessidade de votos nominais ou contagem, e sem voto contrário.

Entre vetos do prefeito a LDO 2016, estão o artigo 14 completo, que da Metas e Prioridades da Administração Pública, explicando que o mesmo invade a competência, conforme disposto no inciso XLI, do art. 67, da Lei Orgânica Municipal. “Art. 67. Compete privativamente ao Prefeito Municipal: XLI – superintender a arrecadação dos tributos e outras rendas, bem como a guarda e aplicação da receita, autorizando as despesas e pagamentos dentro das disponibilidades orçamentárias ou dos créditos votados pela Câmara Municipal”.

Também foram vetados o inciso VI, que previa instituir o quadro, os planos de carreira, os regimes jurídicos dos seus servidores, bem como piso salarial previstos em lei; o inciso VIII, por tratar-se de um programa que já vem sendo operacionalizado, com resultados expressivos ao enfrentamento da violência nas escolas, por intermédio da Guarda Civil Municipal subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública; o inciso XIII, por contrariar disposto estabelecido no inciso I, § 3º, do art. 99, da Lei Orgânica do Município, entre outros.

Conteúdos relacionados

prefeitura
desembargador investigado