Pular para o conteúdo
Justiça

Em disputa bilionária, irmãos Batista perdem controle da Eldorado para fundador

Decisão liminar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tirou 8.28% do controle acionário da Eldorado Celulose e Papel S.A, em Três Lagoas, da J&F Investimentos pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista e devolveu ao Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia do empresário Mário Celso Lopes, fundador da fábrica. A liminar […]
Arquivo -
recurso Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação
Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação

Decisão liminar do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tirou 8.28% do controle acionário da Celulose e Papel S.A, em Três Lagoas, da J&F Investimentos pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista e devolveu ao Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia do empresário Mário Celso Lopes, fundador da fábrica.

A liminar não apenas restabelece direito de voto ao empresário, mas tira o comando acionário das mãos dos irmãos Batista, que travam disputa judicial bilionária pelo controle da gigante de celulose com a Companhia Paper Excellence S.A.

O empresário recorreu à Justiça após ter percentual acionário diluído no decorrer de operações feitas sem seu conhecimento. No início das atividades, Lopes detinha 25% do capital da fábrica enquanto e a J&F os outros 75%. Após ter sua participação reduzida a 16,72%, ele acionou a Justiça.

Na primeira instância, o juiz da 4ª Vara Cível de Três Lagoas negou a liminar. No TJMS, o desembargador Nélio Stábile concedeu, na quarta-feira (27), o direito do empresário participar ‘de todas as deliberações’ envolvendo a empresa até o julgamento do mérito da ação de nulidade acionária.

“Dentre as arbitrariedades observadas, destaca-se a violação à cláusula anti-diluição prevista no item 2.4. do contrato parassocial, ocorrida com a incorporação da Florestal Brasil S/A, que redundou na indevida redução da participação no capital social da acionista MJ, de 25% para 16,72, motivo pelo qual reputo ser plausível,
recomendável e mesmo necessário assegurar à Recorrente, ao menos provisoriamente, o direito de voto, em proporção correspondente a 8,28% das ações representativas do capital social da empresa Eldorado”, apontou o desembargador.

“Não se está diante de qualquer conflito societário, mas de uma disputa que permeia os R$ 11,2 bilhões”, ressaltou o advogado Lucas Mochi, sócio da Mochi & Bento Advogados Associados, que representa o Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia.

Tribunal arbitral

Na decisão, o desembargador determinou que seja comunicada também a CAM (Câmara de Arbitragem do Mercado do Estado de ). Com a retomada dos 8.28% em ações por Mário Celso Lopes, a J&F perdeu o controle acionário e nem ela nem a Paper Excellence S.A poderão decidir sobre a fábrica sem consultar o empresário.

Desde 2018, ambas disputam o controle da Eldorado. Na última semana, o tribunal arbitral da ICC (Internacional Chamber of Commerce) determinou a formação de um comitê de governança corporativa formado por representantes de ambas as empresas para decidir sobre as transações envolvendo a Eldorado. A decisão sobre o caso, que corre em sigilo, foi tornada pública apenas nesta quinta-feira (28).

Com a medida do ICC e a concessão da liminar pelo TJMS, o advogado do Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia irá protocolar pedido para que seja assegurada também a participação do empresário fundador da fábrica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

Dia do detento

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina

Cotidiano

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Nesta fase, programa de castração passará por Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Guia Lopes da Laguna

Polícia

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Willams e sua mulher, Camila Barros Barboza, 35 anos, foram mortos a tiros ao deixarem um estabelecimento comercial em Coronel Sapucaia

Polícia

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

Avó das crianças denunciou casal