18 novos juízes substitutos 

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche integrou a mesa diretora e homenageou os 18 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) na tarde desta quarta-feira (19), reiterando o papel dos mesmos na manutenção da sociedade civil organizada e democrática.Presidente da OAB-MS destaca missão de novos juízes em posse no TJMS

Também compuseram a mesa de autoridades o Presidente do TJMS, Desembargador Divoncir Schreiner Maran, o Procurador-Geral Adjunto do Estado Fernando César Caurim Zanele representando o Governador Reinaldo Azambuja, o Desembargador Guilherme Freire de Barros Teixeira representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, a Defensora Público-Geral em exercício Julia Fumiko Hayashi Gonda, a Presidente da Associação dos Magistrados de MS Fernando Cury e o Prefeito da Capital Marcos Marcello Trad, além dos Desembargadores da Casa de Justiça. 

O Presidente da OAB/MS destacou a necessidade de buscar o equilíbrio entre tecnicismo e sensibilidade no exercício da magistratura por parte dos ingressos. “Cada um dos novos juízes substitutos que tomam posse hoje sente em suas almas que a missão que o destino lhes confere de agora em diante será o de traduzir em suas decisões o conhecimento técnico adquirido com a sensibilidade emanada pela vontade geral da nação”, mencionou. 

“Estamos vivendo a fase áurea da formação de nossas instituições, que são a base da estruturação de uma sociedade mais justa e humana. Estamos deixando de ser um Estado meramente extrativista e patrimonialista para sermos um país de oportunidades e de valorização dos esforços individuais”, destacou Mansour, lembrando em seu discurso que a sociedade tem um olhar cada vez mais voltado ao Poder Judiciário. 

“Inegavelmente, o Poder Judiciário tem assumido um papel fundamental no atual contexto nacional. Os olhos do país estão cada vez mais voltados para as decisões da Justiça em inúmeros assuntos definidores da vida brasileira. A sociedade reconhece no Poder Judiciário, o protagonismo essencial que consolida nosso estado democrático de Direito. Por isso, o Judiciário goza de tanto prestígio e confiança de várias camadas sociais”, disse. 
Para finalizar, Mansour lembrou aos empossados que sua contribuição maior está em assegurar a dignidade humana.

“Tenho certeza de que os novos juízes trarão em sua bagagem o aprendizado, e no momento certo darão suas contribuições advindas com os novos conhecimentos do mundo contemporâneo. Não se trata de fazer interpretação politizadas das leis, nem de se render ao populismo jurídico, mas de perceber que as pessoas querem coisas simples, que estão escritas em nossa Carta Magna”, pontuou, citando a Constituição Federal.

Foram empossados: Aldrin de Oliveira Russi, Marcelo da Silva Cassavara,  Daniel Raymundo da Mata, Mario Cesar Mansano, Larissa Luiz Ribeiro, Edimilson Barbosa Ávila, Carolinne Vahia Concy, Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva, Eric Baracho Dore Fernandes, Bruno Palhano Gonçalves, Camila de Melo Mattioli Gusmão S. Figueiredo, Vinícius Aguiar Milani, Bruna Tafarelo, Diogo da Silva Castro, Diogo de Freitas, Milton Zanutto Jr, Daniel Foletto Geller,Alan Robson de Souza Gonçalves e Juliano Luiz Pereira.