TV Justiça transmite a posse de Joaquim Barbosa no STF

O ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal toma posse neste exato momento. Ele ficará no cargo durante dois anos. E acumulará o cargo com a relatoria do processo do mensalão. Cerimônia A cerimônia de posse começou com a execução do Hino Nacional por um bandolinista brasiliense. Foram convidadas mais de 2.000 pessoas, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal toma posse neste exato momento. Ele ficará no cargo durante dois anos. E acumulará o cargo com a relatoria do processo do mensalão.

Cerimônia

A cerimônia de posse começou com a execução do Hino Nacional por um bandolinista brasiliense.

Foram convidadas mais de 2.000 pessoas, incluindo artistas, como o cantor Djavan. Dos advogados do mensalão, apenas Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, foi convidado.

Antes do início da cerimônia, o ator Milton Gonçalves, um dos convidados, disse que “ele [Barbosa] tem que ser lembrando pela capacidade, pelo raciocínio, por aquilo que ele empregou na juventude, na adolescência para se tornar um homem dessa importância. Óbvio que, como negro, sou copartícipe, sou parceiro dele, mas ele está lá por mérito, por mérito, só isso”.

Os presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, também estão presentes, assim como ministros de Estado, magistrados federais e estaduais, conselheiros do CNJ, integrantes da AGU (Advocacia-Geral da União), da PGR (Procuradoria Geral da República), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e representantes de classe.

Barbosa foi empossado pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello.

Em seguida, Barbosa concedeu a palavra ao ministro Luiz Fux para fazer o discurso de saudação em nome da Suprema Corte. A escolha do orador é livre e não há um protocolo que determine que tenha de ser o decano. Nas 12 últimas posses de presidentes, apenas em quatro delas o integrante mais antigo da Corte foi escolhido como orador. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, também farão discurso. O último a falar será o próprio Barbosa, que receberá depois os cumprimentos dos convidados. No entanto, por conta do seu problema crônico no quadril, o que causa muitas dores nas costas, a fila de cumprimentos será limitada às autoridades, parentes e convidados dos ministros. A expectativa é que a cerimônia dure de duas a três horas.

À noite, as três entidades nacionais de juízes –AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho)– vão oferecer um jantar em homenagem a Barbosa em um clube em Brasília.

Clique aqui e assista ao vivo a posse do ministro Joaquim Barbosa.

Conteúdos relacionados